Distúrbios comportamentais podem esconder a coprofagia em animais


FOTO: Marlon Santos Donos devem observar sempre o comportamento dos bichos
Foto: Divulgação/ Marlon Santos

O conhecimento dos tutores em relação aos hábitos dos seus animais é essencial para identificar possíveis doenças e proporcionar mais qualidade de vida aos animais. A Coprofagia, ou ingestão de fezes, é um desses hábitos que podem ter procedência comportamental ou indicar alguma doença, explica a veterinária Beatriz Laranjeira, da Vet Planet.

A Coprofagia é comum entre filhotes. Quando comportamental, ela pode indicar erro no cuidado por parte do tutor. O filhote ao ser corrigido quando faz as fezes começa a comê-las, ou tenta imitar o tutor quando limpa o ambiente. Para evitar essa situação, é indicado que o tutor coloque o animal em outro ambiente na hora de limpar seu espaço e traga-o de volta quando este já estiver limpo.

“Ninguém gosta de falar neste tema, mas pode significar outros problemas além do distúrbio comportamental e deve ser investigado”, afirma Beatriz. Entre os problemas que podem ser identificados a partir da coprofagia estão as parasitoses intestinais, deficiência vitamínica, distúrbios pancreáticos, intestinais ou hepáticos e outras doenças”, conta a veterinária.

Beatriz explica que é importante procurar um profissional quando o hábito é identificado para que o veterinário possa saber se o problema é comportamental ou representa uma doença, sendo que o problema se manifesta com mais frequência em filhotes e cães idosos.

Fonte: Jornal ABC Repórter


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DEMANDA CRESCENTE

CRISE CLIMÁTICA

CRUELDADE

ALERTA

LIBERDADE

PROTEÇÃO ANIMAL

COVARDIA

RETROCESSO

UMA ESPIRAL VIRAL

TRÁFICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>