EnglishEspañolPortuguês

Cavalos explorados em charretes na cidade de Petrópolis (RJ) estão doentes

12 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os veterinários do Núcleo de Bem Estar Animal visitaram um abrigo em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Exames feitos constataram problemas de saúde em 17 dos 55 cavalos explorados nos passeios de charretes (vitórias) na cidade. A maioria está com anemia. Os animais estão passando por tratamento e recebendo doses de vitaminas à base de ferro.

Eles não podem ser explorados em passeios por um mês. E daqui a três meses uma nova avaliação será feita para constatar o estado deles. Os tutores dos cavalos não serão punidos, porque, segundo a prefeitura, a anemia constatada neles é leve.

Audiência discute exploração

Na dia quatro de julho, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, para discutir o uso das charretes, conhecidas como vitórias, no centro histórico. No plenário estavam presentes representantes de sociedades protetoras de animais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e charreteiros.

A reunião na casa do legislativo petropolitano foi marcada após um cavalo que puxava uma das vitórias passar mal. Visivelmente magro, o animal teve que ser levantado para receber alimentação. Segundo o G1, o cavalo foi levado para o Núcleo do Bem-Estar Animal, onde recebeu tratamento. Depois do episódio, a Defensoria Pública entrou com uma ação civil pública pedindo maior fiscalização da atividade.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo