Mais de 160 animais silvestres são apreendidos em operação contra o tráfico e a caça

10 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ibama realizou, na semana passada, a Operação Orion, que combateu a caça e o tráfico de animais silvestres no Sertão da Paraíba, resultando na apreensão de 163 animais silvestres.

Durante uma semana, os agentes ambientais federais percorreram feiras livres, apuraram denúncias de caça e cativeiro de animais, e realizaram o monitoramento de áreas de postura de arribaçãs. As multas aplicadas somaram R$ 95 mil.

As feiras livres dos municípios de Catolé do Rocha e Belém do Brejo do Cruz foram fiscalizadas, resultando na apreensão de quase uma centena de animais, na maioria aves, que eram comercializadas nos locais, bem como de outros animais silvestres mortos. Nos municípios de Patos, São José de Espinharas, Belém do Brejo do Cruz e Mãe D´água, foram monitoradas áreas de postura de ovos de arribaçãs, e apuradas denúncias de caça.

Animais ameaçados, como dois primatas, um jabuti e diversos psitacídeos, em especial periquitos da caatinga, estão entre os animais que foram apreendidos pela operação. Dez dos animais apreendidos, vítimas do tráfico, que foram avaliados aptos, com características selvagens e em bom estado de saúde, foram soltos em áreas de Caatinga na região.

Segundo o coordenador da operação, o analista ambiental Emmanuel Souza, a avaliação das ações é positiva, as apreensões e autuações são importantes, mas mais importante é a presença constante do Ibama no Sertão da Paraíba, pois a atuação do instituto tem efeito de dissuadir os infratores de cometerem crimes ambientais na região, e consequentemente contribui para a conservação do meio ambiente.

Fonte: Folha do Sertão

Você viu?

Ir para o topo