EnglishEspañolPortuguês

Galinhas e formigas são maltratadas em novela da Globo

10 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Robson Fernando de Souza (da Redação)

Galinhas que contracenam com a atriz Fernanda Montenegro são obrigadas a passar 10 horas sem comer, segundo denúncia. Foto: Divulgação
Galinhas que contracenam com a atriz Fernanda Montenegro são obrigadas a passar 10 horas sem comer, segundo denúncia. Foto: Divulgação

Denúncia publicada pelo portal O Dia afirma que as galinhas que contracenam com a personagem Candinha (interpretada por Fernanda Montenegro) na novela Saramandaia, além de formigas também exploradas nas filmagens, são maltratadas pela produção da novela. Segundo a denúncia, elas são obrigadas a permanecer nada menos que 10 horas sem se alimentar, com o pretexto de não sujarem as roupas dos atores nem o cenário.

A veterinária Eliane Jessula afirma que o intervalo máximo aceitável entre cada refeição de uma galinha é cinco horas. “Mais do que isso, é caracterizado como maus tratos aos animais”, afirma a especialista.

Já as formigas tiveram seu ferrão arrancado, para que não picassem o ator José Mayer, que faz o papel de Zico e, em algumas cenas, exibia formigas saindo de seu nariz. Quarenta minutos depois da mutilação, as formigas morrem. Segundo a veterinária Rosangela Ribeiro, “a formiga deve ser respeitada, pois sente dor e certamente tem algum tipo de sofrimento”.

Hoje já é eticamente questionada a participação compulsória de animais não humanos em gravações de filmes e novelas, numa época em que é possível criar animais por computação gráfica (CGI) para contracenarem nas novelas. A Globo, que provavelmente possui condições de usar animais em CGI, maltrata animais de verdade, ao invés.

Já é uma razão para se boicotar Saramandaia e denunciar o crime de maus tratos ao Ministério Público enquanto animais continuarem sendo explorados, mutilados e privados de alimento nas gravações.

Você viu?

Ir para o topo