EnglishEspañolPortuguês

Aprenda a levar seu cão idoso para passear com segurança

10 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Todo cão precisa praticar atividade física diariamente; no entanto, alguns precisam de cuidados especiais durante a prática de exercícios. Cães sedentários, obesos ou idosos correm riscos de desenvolver lesões, problemas de coluna e alterações cardíacas, caso excedam os limites em corridas ou caminhadas. Confira algumas dicas da veterinária Andréia Lordelo Uesugui para garantir a saúde do seu animal na hora do treino.

Idosos
Cães com idade a partir dos 7 anos precisam de ainda mais cuidados. Idosos, muitos deles costumam apresentar alterações cardíacas e graus elevados de problemas de coluna e articulares; como displasia coxofemoral. Os exercícios físicos são importantes para a saúde de cães de todas as idades. “Porém, quando ficam idosos, o recomendado é que os tutor diminuam o ritmo de corridas ou caminhadas e encurtem a distância dos trajetos a serem percorridos, à medida que os animais forem se cansando”, disse a veterinária.

Obesos e sedentários
Animais obesos e sedentários, também precisam fazer exercícios em um ritmo mais lento. Embora necessitem de atividades físicas para perder peso e entrar em forma, muitos correm o mesmo risco de sofrer problemas cardiovasculares que os idosos, além de também apresentarem maior propensão a sofrer distensões musculares e ruptura de ligamentos das pernas. “Ao menos no início, a rotina de exercícios dos cães com esse perfil precisa seguir em um ritmo mais lento. Conforme entrarem em forma, os tutor podem intensificar a prática de atividades físicas com eles”, disse a veterinária.

Fonte: Correio de Uberlândia

Você viu?

Ir para o topo