EnglishEspañolPortuguês

Possível retirada dos animais de minizoo em Rio Grande (RS) gera polêmica

9 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Macacos vivem em más condições e sofrem com bitucas de cigarro e chicletes jogados na jaulas. (Foto: Lúcia Maciel / Especial)
Macacos vivem em más condições e sofrem com bitucas de cigarro e chicletes jogados na jaulas. (Foto: Lúcia Maciel / Especial)

Com quase 45 mil metros quadrados de área, a praça Tamandaré – a maior do interior do Rio Grande do Sul – é alvo de polêmica.

A Câmara de Vereadores de Rio Grande (RS) aprovou a indicação de um parlamentar para estudar uma possível retirada dos animais enjaulados no tradicional minizoo da cidade.

A ação gerou debate pelas redes sociais e rádios locais. Por um lado, o projeto de lei do vereador Petter Botelho (PCdoB) ganhou apoio de ambientalistas. Eles concordam com a ideia de retirar os macacos, gansos, porquinhos-da-índia e coelhos de um espaço confinado, em más condições, que é alvo de atos de vandalismo.

Botelho conta que soube de pessoas que jogam baganas de cigarro e chicletes nas jaulas dos macacos. Além disso, segundo ele, no ano passado, um cão Pit bull foi solto dentro de uma das jaulas e atacou coelhos.

Para evitar este cenário, o vereador sugere copiar o modelo de preservação realizado em Porto Alegre. Na Capital, animais que viviam em um minizoo na Redenção foram levados para um criadouro em Santa Maria.

“Temos de mudar o conceito de que é uma coisa legal levar as crianças para ver os bichos presos”, diz.

Verba economizada serviria para criar novas atrações

No local ocupado pelos bichos, Botelho sugere que sejam realizadas atividades ao ar livre ou apresentações artísticas. Para ele, o espaço deveria servir para piqueniques, rodas de chimarrão e contato com a natureza.

De acordo com a secretaria de Serviços Urbanos de Rio Grande, a prefeitura gasta R$ 51 mil por ano na alimentação dos animais do minizoo. Para o vereador, a verba economizada com a extinção do local poderia servir para outras finalidades, inclusive a manutenção de um novo espaço.

Mas enquanto a ideia ainda é estudada pela prefeitura, nas redes sociais, o debate é intenso. Em uma postagem do vereador no Facebook, mais de cem comentários dividem-se entre apoio à causa e protestos.

Uma das vozes contrárias à proposta é a do suplente de vereador João Dutra Júlio, o João da Barra (PMDB). Ocupando uma das cadeiras do Legislativo rio-grandino, o parlamentar votou contra a indicação. Segundo ele, o ideal seria a prefeitura realizar uma grande obra de revitalização da praça e dar mais condições aos animais.

“O minizoo é uma tradição de Rio Grande. Por isso, acho que o caminho não é esse”, comenta.

Ainda não há data para a entrega do estudo sobre a viabilidade de retirada dos animais.

Fonte: Zero Hora

Nota da Redação: Recentemente, a Costa Rica anunciou uma mudança de postura em relação aos animais confinados em zoológicos públicos. Os zoos serão fechados, e o país promete empenho na reabilitação e reintrodução dos animais à natureza, além de cuidados com os que estiverem impossibilitados de retornar à vida livre. Agora esta notícia da possível retirada dos animais do minizoo em Rio Grande chega trazendo esperanças para os animais que vivem presos neste e em outros zoológicos do Brasil.

Você viu?

Ir para o topo