EnglishEspañolPortuguês

Guarujá (SP) realiza campanha de castração de animais na Serra do Guararu

9 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

O pátio da Escola Bom Jardim, situada no Sitio São Pedro, na Estrada Guarujá-Bertioga, foi o cenário de uma ação diferenciada de castração de animais. No último sábado (3), um grupo de colaboradores do Sítio São Pedro realizou uma atividade que visa proteger a fauna naquela região: a castração de cães e gatos que estavam adquirindo hábitos selvagens, invadindo a área de Mata Atlântica e atacando ninhos, aves e pequenos animais como esquilos, saruês e outros de pequeno porte, desequilibrando o ecossistema numa Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Guararu.

Gatos e cachorros que viviam nas casas e loteamentos na área e que deveriam ser domésticos estão entrando na floresta e caçando os pequenos animais de lá, principalmente as aves e os filhotes de esquilo “Os gatos são os que mais dão trabalho, estão usando até a cauda para encurralar as suas presas”, diz a bióloga do Condomínio Sítio São Pedro, Maria Gabriela Athayde Rodrigues, uma das coordenadoras do projeto.

Ela explica que o projeto foca na castração destes animais evitando que eles se reproduzam, e será dividido em duas etapas. Na primeira, realizada no último sábado, houve a castração dos animais que ainda vivem com seus tutores. “Na segunda etapa, ainda sem data marcada, os animais selvagens serão retirados da floresta, castrados e devolvidos ao seu novo habitat, enquanto os filhotes nascidos na mata serão postos para adoção através de ONGs que visam a proteção dos animais” explicou a bióloga.

Fonte: Diário do Litoral

Você viu?

Ir para o topo