EnglishEspañolPortuguês

Urso de zoológico é utilizado em pesquisa sobre a sobrevivência dos ursos polares

8 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Foto: Reprodução/ Youtube
Foto: Reprodução/ Youtube

Um novo projeto está sendo realizado com um urso polar confinado em um zoológico em Oregon (EUA), para estudar os efeitos da mudança climática sobre a vida dos ursos polares na natureza. As informações são da Mother Nature Network e do NWPR.

A fêmea de urso polar chamada Tasul está usado um colar rastreador que monitora os seus movimentos enquanto ela está caminhando, se alimentando, dormindo e nadando.

O pesquisador Anthony Pagano filma as atividades de Tasul em tempo real. Depois, ele irá confrontar os dados de seu colar com os movimentos do vídeo. Ele acredita que o uso deste emparelhamento permitirá a ele monitorar ursos polares selvagens usando colares similares sem que lhe seja preciso viajar ao habitat desses animais no Ártico.

“Os ursos polares estão distribuídos em uma área geográfica ampla. Eles não estão perto de estabelecimentos humanos. Com a mudança climática, eles têm se movido a grandes distâncias da costa para seguir o gelo restante onde ninguém é capaz de observá-los”, afirma o pesquisador.

Segundo a reportagem, em última análise, Pagano quer saber se a mudança climática está afetando o modo como os ursos polares procuram alimentos conforme derretem as geleiras do mar Ártico.

Nota da Redação: Pela ação humana, os ursos polares do Ártico estão perdendo seu habitat a cada dia. É uma pena que, por conta disso, um urso confinado em um zoológico precise utilizar um dispositivo artificial e incômodo em nome de uma pretensão de humanos para saber como esses animais conseguirão viver em um ambiente degradado. É triste, e no mínimo paradoxal.

Você viu?

Ir para o topo