EnglishEspañolPortuguês

Polícia resgata ave com as penas das asas cortadas em Serra (ES)

7 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (05), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental foi acionado via telefone para proceder ao recolhimento de uma ave, tendo o solicitante relatado tratar-se de um pequeno papagaio que corria o risco de ser atacado por cães.

Uma equipe deslocou-se até o bairro Morada das Laranjeiras no município de Serra e fez a contenção e o recolhimento da ave, sendo identificada por maracanã-verdadeira (Primolius maracana), uma espécie com cerca de 40 centímetros, possui parte da face sem penas e é pálida, o bico negro, boné azul com uma pequena mancha vermelha na testa.

Pouco se conhece a respeito do comportamento, reprodução e alimentaçã0 desta espécie, mas sabe-se que gosta muito de frutos de palmeiras, sendo encontrada em toda região Sudeste e Centro-Oeste. No Nordeste ocorre no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia, encontrada também no Paraguai e Argentina. Não está nacionalmente, nem estudadamente ameaçada de extinção, mas encontra-se listada no Anexo II da Cites, que é reconhecida no Brasil pela Instrução Normativa MMA 01/10.

O morador não soube informar a procedência do animal, apenas que este surgiu no seu quintal e com receio que seus cães a atacassem, antes mesmo de acionar a Polícia Militar Ambiental, manteve-os longe do espaço físico onde estava a ararinha, visando proteger a vida da ave.

Apesar de não apresentar nenhum ferimento, foi observado um natural estresse e lamentavelmente ambas as asas estavam com suas penas cortadas, dificultando alçar voos mais longos.

O animal foi levado para o viveiro da 1ª Companhia Ambiental com sede em Cariacica, de onde seguirá para o Projeto Cereias em Aracruz para cuidados veterinários e posterior reintrodução na natureza.

Você viu?

Ir para o topo