EnglishEspañolPortuguês

ONG aproveita feira de adoção para chamar atenção aos maus-tratos contra animais

7 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A ONG S.O.S. Vira-Lata promove neste sábado, dia 10 de agosto, mais uma edição da feira de adoção de animais. A feira acontece das 10 horas às 16 horas, na Praça do Congresso, em Criciúma (SC).

Mas, além de incentivarem a adoção, organizadores chamam a atenção para os casos maus-tratos contra animais que acontecem pela região. De acordo com a vice-presidente da ONG, Janaina Sampaio, na semana passada dois casos, entre outros, deixaram os voluntários sensibilizados. “Pelo fato de desprezarem a vida desses seres domésticos, muitos jogam em valas, beira de estrada e rios, animais feridos para que morram à míngua. Nesses dois casos (leia abaixo), os cães foram resgatados, mas não sobreviveram. Pedimos ajuda do município na educação para a conscientização e fiscalização de maus-tratos e abandono, além de outras ações. Da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público do Meio Ambiente na execução da lei e no recebimento dessas denúncias. Por serem seres irracionais, não devem ser ignoradas ou menosprezadas as denúncias apresentadas. Se existe a lei, essa deve ser cumprida”, salienta Janaina.

Caso 1 – O caso do cão Paraíso, resgatado na casa do tutor, onde vivia amarrado, jogado no fundo de um quintal. Nunca alimentado, foi resgatado e muito doente por inanição (falta de alimentação). Vizinhos relataram que antes era um cão bravo e imponente que se tornou um trapo, não se levantava devido à fraqueza e debilidade. Muitas feridas se formaram em seu corpo que padecia de descaso há dois meses.

Caso 2 – O caso da cadela Cissa, que foi encontrada no córrego, também no bairro Paraíso, chocou a todos nós. Uma filhote de três meses que teve a perna amputada em um atropelamento e arremessada nesse local para que morresse. A filhote foi abandonada por estar doente e, por conseguinte, na rua, atropelada.

Para adotar um animal

Tenha em mãos RG, CPF e um comprovante de residência atual, além de assinarem um Termo de Guarda Responsável, assumindo assim, as responsabilidades e cuidados com o animal. Todos os animais estarão desverminados e seus futuros tutores serão orientados sobre a devida vacinação. A S.O.S. Vira-Lata faz acompanhamentos e visitas aleatórias aos animais doados para garantir que a nova família está suprindo as necessidades do animal e prevenir que alguns voltem a situação de abandono.

Fonte: Engeplus

Você viu?

Ir para o topo