EnglishEspañolPortuguês

Vereador solicita criação de banco de sangue para animais em Curitiba (PR)

6 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

A transfusão de sangue em animais ainda não é um procedimento conhecido pela grande maioria da população, mas pode salvar a vida de muitos animais que sofrem acidentes ou que contraem doenças.

Para garantir um tratamento adequado aos animais, o vereador Professor Galdino (PSDB) solicitou à Prefeitura de Curitiba (PR) a criação de um banco de sangue veterinário na cidade. “Muitos tutores não sabem da importância de cadastrar seu bichinho para ser um doador. E só tomam conhecimento quando o seu animal enfrenta situações clínicas que necessitam do procedimento. Por isso é importante criar um banco de sangue especializado e fazer a divulgação adequada.”, comentou o parlamentar.

Perfil
Para serem doadores, os animais precisam ter entre 1 e 8 anos, pesar mais de 25 quilos, estar com todas as vacinas em dia, livres de verminoses e outras doenças. Para os gatos são as mesmas indicações, exceto o peso, que deve ser acima de cinco quilos. O tipo sanguíneo dos felinos é semelhante ao humano. Já os cães têm uma variação maior, com 20 tipos sanguíneos. Mas os veterinários explicam que os testes de compatibilidade são feitos na hora.

Um animal pode doar a cada dois meses. Assim que termina a retirada do sangue, cães e gatos permanecem bem, sem qualquer alteração de comportamento. A quantidade retirada depende do tamanho e do peso do animal. Como os cães passeiam mais e estão mais sujeitos a acidentes que os gatos, eles são os que mais precisam de transfusão.

Você viu?

Ir para o topo