EnglishEspañolPortuguês

Saúde lança campanha de prevenção à leishmaniose visceral em Matão (SP)

6 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Leishmaniose pode atingir tanto humanos, como os cães (Foto: Reprodução/EPTV)
Leishmaniose pode atingir tanto humanos, como
os cães (Foto: Reprodução/EPTV)

A Secretaria Municipal de Saúde lançou, nesta segunda-feira (5), a campanha gratuita contra a leishmaniose visceral em Matão (SP). A cidade integra a iniciativa estadual ‘Leishmaniose: mobiliza – ação para prevenção’, que será realizada até o dia 10 deste mês. A doença, pode causar óbito em humanos e animais.

Segundo a chefe do Controle de Vetores e Zoonose, Rita de Cássia Rezende da Costa Vieira, o diagnóstico é baseado por meio de exames médicos e o tratamento é feito com medicações e vacinas. A doença não é transmitida por meio de lambidas, nem mordida.

“A doença é causada por um protozoário, transmitido pelo mosquito flebotomíneos, conhecido como mosquito palha que, ao picar um cachorro infectado e depois um humano, causa na vítima febre alta, fraqueza aguda e emagrecimento”, epxlicou Rita.

“Já os cães quando contaminados podem apresentar fraqueza, sonolência, emagrecimento, feridas na pele, principalmente no focinho, perda de pelos, crescimento anormal das unhas, aumento abdominal, diarreia, vômito e sangramento intestinal”,  completou.

Durante a semana, o departamento distribuirá folhetos explicativos com orientações sobre a doença em todas as unidades públicas de saúde, casas de rações, pet shops e, além disso, veterinários da rede pública entrarão em contato com as clínicas particulares para passar orientações.

Matão nunca registrou nenhum caso da doença, mas decidiu participar da campanha. Para a secretária da Saúde, Mara Capparelli, a prevenção é fundamental.

“Mesmo a nossa cidade não tendo nenhuma notificação, sabemos que cidades da região já registram vários casos. Por isso, estamos participando desta campanha, para que as pessoas saibam como tomar os devidos cuidados”, justificou.

Mais informações sobre a campanha contra a leishmaniose podem ser obtidas pelo telefone (16) 3384-4034.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo