EnglishEspañolPortuguês

Hambúrguer 'in vitro' deverá custar cerca de R$ 800

6 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Carne é feita em laboratório a partir de células bovinas (Foto: Getty Images)
Carne é feita em laboratório a partir de células bovinas (Foto: Getty Images)

O hambúrguer de carne mais caro da história. Com o custo próximo a R$ 867, o 5oz hambúrguer será composto por uma carne sintética, criada em laboratório a partir das células de uma vaca morta. A ideia do produto foi do professor Mark Post, da Universidade de Maastricht, na Holanda. As informações são do Belfast Telegraph.

Os cientistas que estão por trás do hambúrguer “in vitro” acreditam que a carne sintética pode ajudar a salvar o mundo da demanda crescente por carne de vaca, de cordeiro, de porco e de frango. O apetite por carne poderia transformar no futuro as florestas remanescentes em pastos para a criação de animais.

O precioso hambúrguer será feito com cerca de 3 mil tiras de carne artificial, cada uma do tamanho de um grão de arroz, elaboradas a partir de células bovinas no laboratório. Cientistas acreditam que a apresentação ao público será a prova de que a carne artificial pode ser vendida em supermercados em cinco ou 10 anos.

As células retiradas de apenas um animal poderiam, na teoria, ser usadas para fazer um milhão de vezes mais carne do que a quantidade obtida no abate. A redução da necessidade de terra, água e alimentação, assim como a diminuição dos gases de efeito estufa e outros poluentes ambientais, iria mudar a cultura de comer carne.

Fonte: Terra

Nota da Redação: A carne é feita a partir de células extraídas do músculo das vacas. Esta tecnologia poderia amenizar o sofrimento dos animais, isso é fato, mas ainda assim os humanos estariam se apropriando das secreções/partes dos corpos dos animais.

Diversos estudos tem apontado a dieta vegetariana como saudável, sendo recomendada por médicos e nutricionistas. Por enquanto esta continua sendo a única escolha ética em relação aos direitos animais.

Você viu?

Ir para o topo