EnglishEspañolPortuguês

Animais que vivem em canteiros de obras em Manaus (AM) serão resgatados

5 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Família de sauins-de-coleira, que morava na área impactada pelas obras da avenida das Flores, hoje vive em um quintal (Suelem Fonseca)
Família de sauins-de-coleira, que morava na área impactada pelas obras da avenida das Flores, hoje vive em um quintal – Foto: Suelem Fonseca

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) fiscalizou na última quinta-feira (01), os canteiros da obra da avenida das Flores na rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara) no bairro do Nova Cidade, Zona Norte, para verificar as ações de monitoramento ambiental ao longo da área de intervenção do empreendimento.

Segundo a gerente de Fauna do Ipaam, Sônia Canto, o objetivo é fortalecer as ações direcionadas à redução de desgaste e prevenção de acidentes com animais. As medidas de monitoramento ajudam a mitigar impactos ambientais e proteger espécies animais que habitam fragmentos florestais no curso da obra. O resultado da visita foi discutido com técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que a partir da próxima semana vai coordenar, com o acompanhamento da Gerência de Fauna do Ipaam, o resgate dos animais das áreas de intervenção da obra. Para isso, a Seinfra vai formalizar junto ao Ipaam a autorização para o manejo de fauna.

O local para onde serão encaminhados os animais resgatados ainda está sendo definido. Entre as áreas em estudo está o Parque Samaúma e a área florestal da Universidade Federal do Amazonas. Para auxiliar o trabalho de resgate, a Seinfra vai realizar uma ação educativa junto aos moradores da redondeza para que acionem a equipe de resgate quando localizados animais silvestres.

Independentemente da ação emergencial, o monitoramento pela gerência de Fauna do Ipaam continua, para garantir o cumprimento do recomendado no Estudo Ambiental Simplificado (EAS) da obra. A Seinfra também mantém o acompanhamento da produção de relatório de monitoramento ambiental e de fauna, a ser apresentado pela construtora responsável pela obra. O documento deverá detalhar o conjunto de ações que estão sendo adotas para mitigar os impactos ambientais.

“Temos um foco na situação do Sauim (Sauim-de-Manaus), espécie criticamente ameaçada de extinção. Isso vai fazer com que a gente consiga acompanhar mais de perto a questão da fauna e tomar as medidas necessárias”, disse Sônia Canto.

Nos trechos da avenida das Flores já em obras, o que envolve o traçado que vai até a AM-010, passando pelo Nova Cidade, a Seinfra criou um Programa de Monitoramento e Resgate da Fauna a partir de um Estudo Ambiental Simplificado (EAS). O programa contempla todos os animais, inclusive os macacos da espécie Sauim, e seu modelo de execução está em fase final de formatação para ir à licitação.

Entre as medidas de compensação ambiental pela obra, está a revitalização do Parque Estadual Samaúma. Por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), a Seinfra vai repassar um total de R$ 5 milhões para a restauração. O local terá suas áreas preservadas, mas será margeado pelo traçado da nova avenida.

As ações foram estabelecidas após audiências públicas envolvendo a comunidade do entorno da avenida das Flores e das Torres, a sociedade civil organizada e o Ministério Público Federal (MPF).

Centro de Triagem
O presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antônio Stroski, anunciou ainda reforço no monitoramento ambiental nas obras de infraestrutura na capital. Uma Câmara Técnica de Fauna está em fase de instalação para acompanhar o assunto. Em outra frente de fortalecimento da área, a SDS costura um convênio para repasse de recursos ao Fundo Municipal de Meio Ambiente direcionados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Manaus, que acolhe os animais resgatados.

O convênio foi acordado entre a secretária estadual de Meio Ambiente,Kamila Amaral, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Schweckardt, na última quarta-feira (30). O valor dos repasses ainda não foi definido.

Fonte: Uol

Você viu?

Ir para o topo