EnglishEspañolPortuguês

Vídeo mostra negligência com animal no parque SeaWorld

2 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

Os membros da audiência em um recente show aquático do SeaWorld em Orlando, Florida, EUA, ficaram irritados e chateados depois de testemunharem um jovem golfinho lutando por alguns minutos para tentar voltar à água.

Perturbadoras imagens de vídeo mostram uma baleia-piloto de barbatanas curtas – um membro da família dos golfinhos – aparecendo angustiada, enquanto a multidão pode ser ouvida pedindo a funcionários para ajudá-la.

O vídeo foi postado no YouTube e foi viral, provocando uma disputa sobre se o animal foi submetido a crueldade por funcionários do parque ou estava simplesmente ‘se divertindo’ como porta-voz afirmou.

Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Em um ponto outro animal se aproxima e tenta ajudar a deslocar a baleia-piloto presa, mas sem sucesso. (Foto: Daily Mail)
Em um ponto outro animal se aproxima e tenta ajudar a deslocar a baleia-piloto presa, mas sem sucesso. (Foto: Daily Mail)

As imagens foram filmadas por Carlo De Leonibus, 33 anos, que levou a sua mulher Ashley e sua filha Catiana ao parque para comemorar o aniversário de 11 anos da garota na semana passada.

O incidente horrível ocorreu quando o show programado foi abruptamente cancelado devido a um raio.

Enquanto membros do elenco e treinadores do show deixaram o palco, os animais foram deixados no tanque e uma baleia ficou presa em uma saliência na borda da piscina.

As imagens mostram a claramente angustiada luta da baleia enquanto ela tenta se mover; em um ponto outro golfinho vem e tenta ajudar – mas sem sucesso.

“Ela ficava se batendo. Outros golfinhos vieram para empurrá-la de volta, nadando em torno dela. Mas ela não voltava”, De Leonibus disse ao canal WTSP.

Espectadores irritados e perturbados com o que estavam testemunhando podem ser ouvidos no vídeo gritando para alguém para ajudar o animal.

De Leonibus se aproximou de um trabalhador do SeaWorld, que lhe garantiu que o animal voltaria à água.

“Ele diz: ‘Ah, é normal. Isto é o que eles fazem. Esta é a forma como eles se divertem. Eles estão apenas brincando’”.

Então dois treinadores chegaram para ajudar a empurrar os animais de volta para a piscina.

De acordo com De Leonibus, sua filha ficou perturbada e aborrecida com o que tinha presenciado.

“Ela estava inconsolável. Ela estava chorando à noite. Ela estava muito chateada. Ela achava que o SeaWorld iria cuidar de seus animais”, disse o pai.

Em resposta ao vídeo, o parque temático emitiu um comunicado dizendo que o animal não estava em perigo.

Nota da Redação: O problema em relação ao SeaWorld e parques que exibem os animais e os treinam para os shows está na própria natureza desse tipo de negócio. Leia mais sobre espetáculos com cetáceos e outros animais no guia de turismo responsável.

Você viu?

Ir para o topo