Doe agora

Cinco cães são resgatados em área alagada por rompimento de adutora

2 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Voluntários da Suipa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais) conseguiram resgatar nesta terça-feira (30) cinco cães que estavam na área afetada pelo rompimento de uma adutora da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) na estrada do Mendanha, em Campo Grande (RJ). O acidente provocou a morte de um cão, segundo informações dos voluntários.

A Suipa deslocou para a região um veterinário e dois enfermeiros a fim de garantir que os cães fossem acolhidos depois da enxurrada que alagou casas, arrancou telhados e arrastou carros. Uma criança de três anos morreu.

Foto: Uol
Foto: Uol

Segundo a direção da Suipa, a equipe ficará até o fim do dia em Campo Grande com o intuito de resgatar mais animais. Cães que estão presos em casas ilhadas, nas quais os voluntários não podem entrar, estão sendo alimentados à distância. A comida é jogada por cima de muros e portas.

Água jorrando por uma hora e meia
O rompimento da adutora, cujas circunstâncias ainda estão sendo investigadas, fez com que a água ficasse jorrando por aproximadamente uma hora e meia –o vazamento teve início durante a madrugada e só cessou por volta das 7h30.

Bombeiros designados para o trabalho de resgate informaram que a água chegou a dois metros de altura dentro das casas. Quatro carros da corporação e duas ambulâncias foram encaminhados ao local –houve relatos de moradores ilhados nas casas.
Por volta das 5h40, um morador detectou um vazamento e fez o comunicado à Cedae, de acordo com o gerente regional do órgão, Almir Silva. O acidente ocorreu por volta das 6h.

Silva afirmou que não seria prudente fechar toda a estrutura de distribuição de água de uma só vez, pois havia risco de que a pressão da água provoque danos à rede de encanamento. Das 6h25 às 7h, a Cedae paralisou o serviço de forma gradativa a fim de evitar mais estragos, informou o gerente.

Ainda segundo o representante do órgão, outras três adutoras passam pela região da estrada do Mendanha. O rompimento ocorreu na altura do número 4.500 da rodovia, e a estrada do Mendanha, que liga o bairro à avenida Brasil, foi interditada no trecho.

De acordo com a Cedae, não haverá desabastecimento de água no local. O fornecimento de energia elétrica foi cortado para evitar acidentes. Na versão do diretor da Cedae, Jorge Briard, a previsão é que a adutora volte a funcionar durante a noite.

“Essa tubulação não tem nenhum histórico de vazamento. Esse foi um acidente pontual e não tem nenhuma relação com a manutenção”, afirmou Briard. “Técnicos estão investigando o que aconteceu. O governo do Estado vai ressarcir integralmente os danos dos moradores, mantê-los abrigados em hotéis e, se for necessário, dar medicação e alimento.”

O especialista em gerenciamento de risco Moacyr Duarte disse que “é preciso se atentar para o deslocamento de terra que é causado pelo alagamento. Evitar consequências mais graves é a maior preocupação do Corpo de Bombeiros no momento, dado o número de moradores ainda ilhados nas casas”.

Fonte: Uol

Você viu?

Ir para o topo