EnglishEspañolPortuguês

9º Festival dos Morcegos conscientiza sobre a preservação do mamífero em Manaus (AM)

2 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Acrítica.com
Foto: Acrítica.com

Morcegos são animais que dormem de cabeça para baixo, certo? Nem sempre. Ao contrário de muitos de seus parentes, os morcegos da espécie Thyroptera tricolor, encontrados também na Amazônia, dormem com a cabeça para cima. O morceguinho tricolor das bananeiras, como o animal é conhecido, é justamente o “mascote” da nova edição do Festival dos Morcegos, que rola de amanhã até domingo na Comunidade do Livramento, Zona Rural de Manaus (AM).

A exemplo de edições anteriores, o 9º Festival dos Morcegos vai promover atividades culturais e desportivas e ações de educação ambiental, com0 forma de chamar a atenção para aqueles animais mamíferos e sua importância na natureza.

A programação cultural inicia amanhã, às 19h, com a apresentação de vídeos enfocando os animais-tema. No sábado, no mesmo horário, haverá apresentações de dança com o bailarino Odacy Oliveira (dança contemporânea) e o grupo Nativos Crew (dança urbana), com trilha sonora e sets musicais do DJ Marcos Tubarão. No domingo, o encerramento terá apresentações musicais de Cidrônio e do DJ Leo, ao lado do Grupo Musical de Valores Indígenas Waupés. As atividades esportivas terão lugar sábado e domingo, a partir das 10h, com torneios masculino e feminino de futebol.

As atividades incluem ainda oficinas diversas, entre elas de Artesanato e de Culinária, além de atividades com o público presente. Haverá também ações de educação ambiental nas escolas da comunidade. Por fim, o festival vai promover a observação de morcegos na natureza, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

O Festival

O Festival dos Morcegos surgiu em 2005, por iniciativa do farmacêutico Marcos Santos, que montou um pequeno museu sobre os morcegos na rodovia BR-174 (hoje fechado para reforma, o espaço deverá ser reaberto ainda este ano). A proposta é a de desfazer a imagem negativa em torno dos morcegos, e destacar a sua importância.

Exemplos disso, aliás, não faltam. “A samaumeira, por exemplo, só existe porque é polinizada pelo morcego. Sem ele, a espécie acaba”, comenta Santos, que costuma dizer que “o morcego é tudo de bom”. “Um morceguinho come de 600 a mil insetos numa só noite. Não tem controle de praga que faça um serviço como esse – e o bicho não cobra nada”, brinca.

O 9º Festival dos Morcegos é uma promoção da Associação dos Amigos dos Morcegos e da Associação Comunitária do Livramento/RDS Tupé, com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, Semsa e Manauscult.

Serviço

O que é: 9º Festival do Morcego

Onde: Comunidade do Livramento, RDS do Tupé

Quando: Abertura amanhã, às 19h, com programação até domingo

Quanto: Gratuito

Fonte: A Crítica

Você viu?

Ir para o topo