EnglishEspañolPortuguês

Petição pede fim da exploração de animais fistulados pela Embrapa

1 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Rafaela Pietra (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os animais fistulados servem como cobaias para a investigação e experimentação cientifica. As vacas fistuladas, também chamadas de vacas com janelas, são vacas com um buraco no estômago, criado cirurgicamente para se observar o processo digestivo. No Brasil,  uma das empresas que pratica esse tipo de “pesquisa” brutal é a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Esta cruel ‘técnica’ permite aos investigadores aumentar a longevidade do período leiteiro de uma vaca e observar a rapidez com que ela digere os alimentos, observando os processos químicos que cada alimento sofre. Através deste processo os produtores de leite sabem qual o ritmo de “produção” de leite de uma vaca, permitindo alterar a sua alimentação nos diferentes dias de produção.

Além da produção do leite, a pesquisa numa vaca permite conhecer o período em que o animal irá ter o peso ideal, com a carne mais macia e com mais proteínas, para depois ser assassinada e vendida para consumo.

Apesar de existirem métodos mais modernos para conduzir estudos sem o envolvimento de animais, os ‘pesquisadores’ insistem em massacrar animais. As vacas fistuladas são apenas algumas das que servem como cobaias para a investigação e experimentação cientifica.

Ensinando crianças

Denúncias de que vacas fistuladas estejam sendo exploradas em escolas e eventos estudantis tem sidos enviadas à PETA. As fístulas estão sendo utilizadas como forma de atrair crianças e possíveis estudantes em eventos angariadores de fundos para universidades. Participantes, perturbados com o fato, enviaram algumas fotografias.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Essas mesmas vacas são depois exibidas em eventos onde os participantes são convidados a “tocar o estômago” delas ou “colocar a mão dentro de uma vaca”.

Foto: Divulgação/PETA
Foto: Divulgação/PETA

A PETA tem ouvido com frequência alunos e pais de alunos irritados por testemunhar esse tipo de exploração. Infelizmente, a única lei que protege os animais usados em experimentos, a Lei pelo Bem-estar Animal, não é extensiva a animais utilizados em pesquisa agrícolas, isto é, vacas não teriam proteção legal contra crueldades.

Petição

Esse tipo de abominação não deveria acontecer com animais inteligentes e sensíveis como as vacas, mas acontece. Para que práticas cruéis e brutais como esta sejam eliminadas, devemos nos manifestar.  Se você se importa com esses animais, assine a petição. (Para assinar, clique aqui)

Com informações de Direitos dos Animais

Você viu?

Ir para o topo