EnglishEspañolPortuguês

Associação dos Amigos dos Animais de Chaves precisa de ajuda

1 de agosto de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

O abandono de animais, quer da região de Chaves, ao norte de Portugal, quer do resto do país, é uma situação que, infelizmente se mantém constante devido, principalmente, à inconsciência e leviandade dos tutores dos animais que, no processo de compra ou adopção não ponderam devidamente o compromisso e os deveres que devem passar a ter com um animal.

logoaaacA maior parte dos abandonos ocorre neste período de férias. Pelo facto de pensar que não existem alternativas para deixar os animais, os tutores optam por se livrar dos “empecilhos” que não iriam permitir a estadia neste ou aquele hotel, optando muitas vezes por abrir a porta do carro em movimento, por exemplo numa auto-estrada, que o levará ao paraíso prometido e que provocará o inferno do animal. Se para os humanos as férias são momentos de alegria, para os animais abandonados são momentos de terror. A questão que vale a pena colocar é: que tipo de ser humano é que pode saborear umas férias sabendo que o cão/gato que ontem era o seu fiel animal, está naquele momento à sede, fome ou até ferido/morto?

Em entrevista à A Voz de Chaves, Milena Melo, presidente da Associação dos Amigos dos Animais de Chaves (AAAC), adiantou que neste momento estão ao cuidado na Associação mais de 150 animais. A AAAC foi fundada em 1998 e desde então tem vindo a combater a questão do abandono e de maus tratos infligidos a animais, tendo abrigado milhares deles, contudo hoje-em-dia está a atravessar um momento difícil. “A Associação não tem capacidade de resposta para lutar sozinha contra o problema do abandono, pois temos alguns apoios mas face à problemática do abandono, que cada dia aumenta mais está a ser praticamente impossível responder ao apelo, e sem a colaboração de todos…” adianta Milena.

A AAAC tenta a cada dia minorar o sofrimento destes animais sem lar e evitar que nasçam outros nestas condições. Um dos objectivos é a esterilização em massa de animais em situação de rua. Esta é a única forma ética e eficaz de controlar a população de animais sem lar, porque a Associação tem uma postura de “não à morte”, opondo-se à política de captura e abate destes animais que, infelizmente, muitos canis do nosso país levam a cabo. “Hoje em dia Chaves é conhecida a nível nacional por ter um canil que não mata os animais passado cinco dias de lá estarem. Os animais que estão no nosso canil ou morrem de velhice ou então morrem de doença, mas morrem dignamente” explica Milena.

Sabia que os animais nas rua vivem sem acesso a cuidados básicos, alimentação suficiente, abrigo ou conforto, vítimas de fome, doenças e maus-tratos, condenados a existências curtas e sem qualidade de vida? Claro que sabia, por isso não se limite a assistir ao sofrimento destes animais e ajude-os!

Existem várias formas de ajudar a AAAC: Pode fazer-se sócio da Associação pagando apenas 1€ por mês, uma quota anual de 12€; Adoptando ou Apadrinhando (ajudar financeiramente a cuidar de um animal sem o adoptar); Fazendo um donativo em dinheiro na conta da Associação; Fazendo-se voluntário (contacte as voluntárias da Associação e passe uma tarde no canil); Sendo madrinha/padrinho de esterilização; E fazendo um donativo em género como ração (bebés e adultos), cobertores/mantas, trelas, coleiras, casotas, baldes de água, medicamentos (uso animal), adesivos e compressas, água oxigenada, soro fisiológico, desparasitantes (internos e externos), betadine, lixívia, detergentes para desinfectar, materiais de construção como estrados de madeira, placas de madeira para construção de casotas, rede e gravilha. Para ajudar contacte as voluntárias da Associação 965 596 595 / 935 660 181 ou adicione a Associação no Facebook “Amigos Animais Chaves” ou “Os Amigos dos Animais de Chaves”.

O número de animais sem lar não pára de crescer e os recursos são muito limitados. A Associação não tem recursos financeiros e humanos para combater o problema de fundo dos muitos cães e gatos que procriam continuamente no domínio público. Por mais que queiram não conseguem atender a todos os casos com que se deparam, por isso toda a ajuda é bem-vinda! Cabe-nos a nós, enquanto cidadãos conscientes ajudar esta causa. Faça um donativo para o NIB: 0019 0029 0020 0057 5676 3 IBAN: PT50 0019 0029 0020 0057 5676 3 no Banco BBVA.

*Esta notícia está escrita em Português de Portugal.

Fonte: Diário Atual

Você viu?

Ir para o topo