EnglishEspañolPortuguês

Urso é morto a tiros em acampamento por comer barras de chocolate

22 de julho de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Foto: Lynn Chamberlain, UDWR / Kuer.org
Foto: Lynn Chamberlain, UDWR / Kuer.org

Um urso negro que entrou em um camping de escoteiros em Utah, estado localizado no oeste dos EUA, para comer barras de chocolate que encontrou sobre uma mesa foi morto a tiros pelo diretor do acampamento. As informações são do Huffington Post.

O crime ocorreu na semana passada e está sob investigação de oficiais de vida selvagem, os mesmos que haviam visitado o camping na manhã do incidente para ensinar aos escoteiros medidas de segurança com relação a ursos, incluindo a necessidade de se deixar o camping limpo e guardar devidamente toda a comida e o lixo.

Jodie Anderson, porta-voz da Divisão de Recursos de Vida Selvagem de Utah, declinou em falar sobre quais as possíveis sanções que o diretor poderá enfrentar. O nome dele não foi revelado.

Ela informou ao Salt Lake Tribune que sua equipe está buscando terminar a investigação e que, assim que o fizerem, irão entregar o relatório ao advogado do condado.

Rick Barnes, chefe do grupo de escoteiros chamado Boys Scouts of America do condado de Salt Lake, disse que o diretor foi chamado ao local e encontrou o urso comendo os chocolates.

De acordo com a reportagem, o urso não foi embora, apesar das tentativas das pessoas em espantá-lo. Barnes disse que a decisão de atirar foi tomada devido à preocupação com a segurança da aproximadamente 500 escoteiros acampados no local. O urso foi baleado três vezes.

O grupo que deixou os chocolates sobre a mesa teve que deixar o Hinckley Scout Ranch e não poderá retornar até o próximo ano, segundo Barnes.

“Eles colocaram todo o acampamento em risco e então nós os mandamos para casa”, informou Barnes ao Deseret News.

O acampamento começou no dia 08 de julho na área de 2,4 km² situada na bifurcação leste do rio Bear, que fica na encosta ao norte das Montanhas Uinta.

Oficiais de Vida Selvagem visitaram o camping para avisar os escoteiros sobre como se proteger dos ursos, após a notícia de que um urso tinha sido avistado rondando o camping na semana anterior. Este urso, por sinal, é o que foi morto.

“O urso entrou no acampamento em dois momentos diferentes, pelo simples fato de que as pessoas não tomaram cuidado como deveriam”, disse Jodie Anderson. “Uma vez que o urso tem uma preferência por esse tipo de alimento e sabe que terá a oportunidade de encontrá-lo ali, ele voltará ao local”, explicou Jodie.

Nota da redação: Nada justifica a morte deste animal. Se ele entrou no acampamento para procurar comida, é porque estava com fome. A situação dos ursos negros que vagam pelos Estados Unidos procurando comida se deve a nada mais que o resultado de múltiplos erros cometidos pelos humanos nas últimas décadas, destruindo o habitat dos ursos e acabando com as suas fontes naturais de alimentos, obrigando-os a buscar alimento nas cidades ou em locais frequentados por humanos.

Neste caso houve um agravante: o local não é área urbana e sim de vegetação, onde o urso vivia e que foi invadida pelos humanos, mas provavelmente um local já com escassez de alimentos naturais por causa da degradação.

A explicação de que ele teve de ser morto para a segurança das pessoas é uma farsa: os ursos procuram alimentos fáceis, e não humanos para matá-los e se alimentar deles. O homem que atirou nele falhou pela falta de bom senso, pois como diretor de acampamentos desse tipo, deve saber disso. Uma vida foi ceifada cruelmente, a tiros, por causa de alguns chocolates. A que ponto tem chegado a mesquinharia humana!

Você viu?

Ir para o topo