EnglishEspañolPortuguês

Sapatos para chimpanzés

2 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Projeto GAP

Há menos de 100 anos deu-se início à produção industrial de calçados para abastecer os seres humanos. Atualmente, milhões de humanos, em lugares remotos e não tão remotos, ainda andam descalços. O primeiro sapato humano se remonta a poucas centenas de anos antes da era Cristã. Durante milhões de anos, os diferentes Homos que nos antecederam na história humana andavam descalços.

Diante desta realidade não nos surpreendemos que nossos irmãos chimpanzés também não gozem de privilégio de andar confortavelmente com um bom par de sapatos. Algo que sempre nos chamou a atenção com nossos chimpanzés é a obsessão que eles têm por sapatos em geral, ficando fascinados com os diversos modelos que existem e são exibidos por pessoas que nos visitam por razões profissionais.

A obsessão dos chimpanzés por sapatos chega a um ponto que às vezes compramos tênis alternativos, para dar a eles como brinquedos, que os levam de um lado para outro como um presente valioso. Eles já sabem que aqueles sapatos não servem em seus pés, pois tentaram de todas formas e sabem que não funcionam como para nós, humanos.

Os chimpanzés, como seres inteligentes que são, desejariam ter um bom par de sapatos que lhes permita andar por qualquer terreno sem machucar seus pés, ou quando chove, sem se molharem, como eles nos veem nestas situações.

Ante este desejo obsessivo, assumimos a tarefa de desenvolver um calçado para seus diferentes pés. O pé do chimpanzé é como a nossa mão – para tentar explicar rapidamente. Então tivemos que desenvolver um protótipo que calce a nossa mão. Escolhemos o chimpanzé Emílio, criado por nós no santuário, e fizemos um desenho do seu pé; depois enviamos para um sapateiro em São Paulo. O primeiro protótipo está aqui na foto que abre esta matéria. Já o testamos com ele e com outros cinco chimpanzés de pés com tamanhos parecidos. O fecho será de velcro, que eles já conhecem e facilita a operação de abrir e fechar. Em alguns dias mais o protótipo se converterá no primeiro modelo de sapatos para chimpanzés, que será talvez algo inédito no mundo.

Por conta da falta de sapatos e para não molhar seus pés, Sofia, bebê de quatro anos, achou uma solução original, como os antecessores Homo sapiens: ela envolve seus pés em tecido não tecido e anda assim protegida. A nova geração de chimpanzés já está buscando soluções para um problema de sua espécie, que seus pais nem pensaram. É possível que eles sejam os chimpanzés evoluídos do futuro que irão fazer uso de sapatos criados por nós e solicitados por eles, para tornar sua vida e o seu andar mais prazeroso e confortável.

Você viu?

Ir para o topo