EnglishEspañolPortuguês

Defensores dos animais pedem o fim das carroças em San Luis Potosí

12 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Loren Claire Canales (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente da Associação Esperança e Dignidade Animal A.C. (Asociación Esperanza y Dignidad Animal A.C), Saúl Arturo Vidales Fernández, disse que avalia as políticas adotadas pelo município de Soledad de Graciano Sánchez, no Estado de San Luis Potosí, no México, a fim de que os jumentos e cavalos que atualmente são submetidos a extenuantes jornadas de trabalho em serviços de coleta de lixo, sejam internados em centros de descanso e assim, dar por encerrada uma etapa de maus-tratos e humilhação para estes animais. As informações são do portal Pulso.

Arturo Vidales salientou que os direitos dos animais estavam notoriamente mais vulneráveis no município, “ é tempo de acabar com essas práticas sem que isso represente uma violação dos direitos dos catadores, existem alternativas para que possam continuar exercendo o seu trabalho, que se converteu no ‘modus vivendi’ de centenas de famílias”, garantiu.

“Estamos trabalhando junto a Presidência de maneira muito intensa no que concerne a dignidade e respeito aos animais, seu bem-estar sobre todas as coisas, para que estejam saudáveis e não sofram maus-tratos e abusos como estão sofrendo por parte dos carroceiros, a questão é dar um fim a essa situação”.

Posteriormente disse que é importante empreender medidas urgentes para retirar de circulação os animais que estão em idade avançada e em idade terminal ou que apresentam lesões em algumas partes, “ faço um apelo a sociedade para que se junte às ações que desenvolvemos como associação, nos apoie e vote para que tenhamos uma melhor Soledad, um melhor San Luis, um melhor país e um melhor planeta”.

Nota da Redação: Podemos percebem que a questão dos animais explorados para tração de carroças de catadores de lixo não é um problema apenas no Brasil. É muito positivo que se busquem alternativas para que os animais se libertem da condição de escravos e, ao mesmo tempo, para que os catadores possam continuar exercendo seu ofício. Recentemente, em Salvador (BA), por exemplo, foi aprovado um projeto que propõe a criação do “Programa Cavalo de Lata” – carrinho elétrico ou de pedal – para substituir veículos de tração animal em coletas de material reciclável nas ruas da cidade. A racionalidade e criatividade podem e devem ser usadas para ajudar humanos e animais a viverem melhor.

Você viu?

Ir para o topo