EnglishEspañolPortuguês

Conheça algumas doenças que afetam os olhos dos cães

16 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação/ Meu Pet/ Shutterstock
Foto: Divulgação/ Meu Pet/ Shutterstock

Sintomas como olhos vermelhos, coceira, secreção purulenta e fotofobia (intolerância a ambientes claros) podem ser um sinal de que seu animal está com alguma doença nos olhos.

O excesso de lágrimas pode ocorrer em várias situações. Luciana Ricciardi e Fernanda Teixeira, da clínica Pet Oftalmovet (SP), destacam as principais causas. “Úlcera de córnea, uveíte (inflamação na úvea, parte do globo ocular), obstrução do canal lacrimal e processos alérgicos de forma geral costumam ser recorrentes”, dizem.

Tratamento

Em todos os casos, o tratamento deve ser feito sob pedido e avaliação de um profissional. Portanto, é indispensável levar o animal a uma consulta com o médico veterinário. “Normalmente são receitados remédios anti-inflamatórios. Seja qual for o problema, a indicação é que o tutor substitua o xampu comum por um neutro na hora de dar banho no animal. Essa troca colabora para que não haja ainda mais irritação nos olhos, evitando uma piora no quadro clínico”, apontam as médicas veterinárias.

O que dizem os especialistas

“Os chamados braquicefálicos, ou seja, cães de focinho curto, tendem a sofrer mais com as lágrimas em excesso, como é o caso dos cães das raças Shih-Tzu, Pug e Lhasa Apso. Isso porque eles apresentam obstrução de canal lacrimal e, como consequência, têm uma drenagem inadequada da lágrima”, dizem as médicas veterinárias Luciana Ricciardi e Fernanda Teixeira, da Pet Oftalmovet (SP).

Dicas

Nunca utilize água boricada em um animal. Na hora de fazer compressa, prefira água filtrada gelada ou soro fisiológico.

Atenção ao uso do secador no cão. Quando apontado diretamente para os olhos, pode ferir e causar as lágrimas em excesso. Deixe o tubo de ar voltado apenas para a pelagem.

Ao perceber que os olhos estão avermelhados ou lacrimejando, leve o animal para o médico veterinário o quanto antes e não o medique sem ajuda de especialista.

Para aliviar, compressas podem ser feitas duas vezes por dia, pela manhã e à noite, com auxílio de um chumaço de algodão.

Fonte: Meu Pet

Você viu?

Ir para o topo