EnglishEspañolPortuguês

Bezerro tem pescoço quebrado e morre em rodeio de Wyoming

31 de julho de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

 Riley Pruitt, de Nebraska, laça bezerro no rodeio Cheyenne Frontier Days em Wyoming. (Foto Andrew Carpenean, US Presswire)

Riley Pruitt, de Nebraska, laça bezerro no rodeio Cheyenne Frontier Days em Wyoming. (Foto Andrew Carpenean, US Presswire)

Poucos dias após divulgar a morte de um cavalo por choque elétrico no rodeio de Cowtown, a ONG SHowing Animals Respect and Kindness (SHARK) divulgou mais um vídeo horrível e dramático de um jovem bezerro que teve o pescoço quebrado em uma rodada de “calf-roping” (que significa “laço ao bezerro”) no segundo dia do rodeio Cheyenne Frontier Days Rodeo (CFD) que ocorreu no Frontier Park em Cheyenne, capital de Wyoming (EUA). As informações são da Global Animal.

No primeiro dia do rodeio, a SHARK notou que muitos competidores estavam executando movimentos chamados “jerk downs”, que são proibidos pela Associação Professional Rodeo Cowboys (PRCA) que sanciona o rodeio.

O “jerk down” ocorre quando o bezerro é laçado no pescoço e intencionalmente virado, tendo o corpo arrastado pela cabeça, pescoço ou costas. Quando isso ocorre, é sempre a iminência de uma tragédia, e deve acontecer sempre pois a ONG afirma que “as regras humanitárias” da PRCA e a CFD existem somente com propósitos de Relações Públicas.

O bezerro teve o pescoço laçado e o corpo puxado para trás, caindo de costas no chão. Quando sua cabeça bateu na terra, um horrível estalo aconteceu. Nesse momento ela estava tremendo, começando a morrer. Era uma fêmea. A cena do animal sendo laçado, puxado, caindo e morrendo dura menos de meio minuto. A ONG documentou o ocorrido a partir de duas câmeras, o que pode ser visto no vídeo clicando aqui.

“Pessoas se esquecem que bezerros são literalmente bebês de poucos meses de idade”, declarou Steve Hindi, Presidente da SHARK. “Esta era uma jovem, inocente animal que foi morta pelo rodeio Cheyenne Frontier Days em nome da cultura americana de faroeste e do entretenimento de famílias. Se alguém duvida de que rodeios são eventos brutais onde os animais são considerados descartáveis, tudo o que eles precisam fazer é olhar nos olhos deste animal morrendo”, afirma Steve.

A morte deste bezerro fêmea não foi acidental. O CFD está permitindo que os competidores empreguem meios mortais de “calf-roping”. A SHARK diz que a questão já não é mais apenas se os bezerros serão mortos, mas “até quando e quantos”. Até os patrocinadores do rodeio, incluindo a Coca-Cola, a mídia local e outras instituições de Wyoming demandarem um fim para estes atos vis, os corpos continuarão sendo empilhados e levados embora, como se fossem sacos de lixo deixados na beira da estrada.

Pelo segundo dia consecutivo, os competidores do rodeio e seus apoiadores perseguiram os cinegrafistas que estavam no local. Usando abuso verbal e ameaças, eles tentaram evitar que os abusos fossem documentados. Eles falharam, mas continuaram sendo cada vez mais insolentes. Embora o assédio tenha sido registrado em ambos os dias, o CFD não tomou nenhuma ação.

“O CFD tem regras contra perseguição e ameaças, mas as suas regras de conduta são obviamente tão inúteis quanto suas supostas regras humanitárias”, disse Steve Hindi.

Para visitar o site da SHARK, clique em:

http://www.sharkonline.org/

Nota da Redação: Há que se notar a frieza do homem de azul que aparece no vídeo, ao ver que o animal que ele acabara de puxar cai praticamente morto no chão. Parece que quando o homem levanta a cabeça do animal assim que ele caiu, este já estava sem vida. As pessoas que correram para mexer no corpo do animal em seguida o fizeram como quem mexe em um objeto. Mas os animais não são nada diferente disso para muitas pessoas. Fica o questionamento: que poder o ser humano acha que tem, para subjugar os animais não-humanos desta maneira ao longo de séculos? Por quanto tempo ainda ele o fará?”

Você viu?

Ir para o topo