EnglishEspañolPortuguês

Estudo identifica espécie de molusco asiático em praia de Marabá (PA)

29 de julho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/ G1
Foto: Reprodução/ G1

Uma pesquisa identificou a presença de uma espécie de molusco de origem asiática nas areias da praia do Tucunaré, localizada em Marabá, no sudeste do Pará. O resultado do estudo, realizado há seis anos no balneário, será apresentado durante um congresso de biologia que ocorre em Setembro, na Argentina.

O levantamento quer descobrir quantos desses animais vivem na praia. Formada em ciências naturais, com mestrado em ecologia aquática e pesca, a pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA, Cristina Vieira, descobriu a espécie no balneário, incomum nas areias da região. A espécie é comum de água doce nativa de países da Ásia e se adaptou rápido nos rios da Amazônia.

A pesquisa foi iniciada em 2007. O estudo registrou que, neste período de 24 meses, há um aumento da população de molusco que varia de 30 a 40% nas areias da praia do Tucunaré.

“Ainda não há nada comprovado de que eles afetam a saúde”, afirma a pesquisadora.

Mas como a espécie ainda não foi totalmente estudada, a pesquisadora faz um alerta para o setor da construção civil: é preciso ter alguns cuidados com o uso da areia onde há a presença do molusco.

“Alguns locais, como em Minas Gerais, em algumas hidrelétricas eles tiveram que fazer a paralisação para fazer a troca de canos e manutenção, quando as densidades são superiores a 10 mil indivíduos por metro quadrado. As nossas densidades ainda não são tão altas, mas temos que estar fazendo o controle periódico para saber como está a dinâmica dessa população aqui”, analisa.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo