EnglishEspañolPortuguês

Ultrassonografia veterinária móvel facilita avaliação gestacional de animais

28 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Veterinária fazendo o exame num cão.
Veterinária fazendo o exame num cão.

Uma ferramenta fundamental na medicina diagnóstica de cães e gatos, o exame de ultrassonografia é um dos mais profundos avanços no campo da reprodução animal. Introduzida em 1966 e mais amplamente utilizada a partir da década de 80, é uma técnica de diagnóstico não invasivo, indolor, de custo acessível e que não utiliza radiação ionizante.

“A avaliação gestacional permite, além da confirmação da gestação e viabilidade fetal, a estimativa aproximada da idade gestacional e do número de fetos, avaliação das dimensões e posicionamento fetal em relação ao canal de parto, observação de algumas anomalias fetais e uterinas, permitindo o planejamento de um manejo adequado durante a gestação e no momento do parto. O diagnóstico de gestação ultrassonográfico deve ser realizado de preferência a partir dos 30 dias”, explica a médica veterinária Carina Holanda, que realiza esse exame há quase cinco anos em Fortaleza (CE).

O exame de ultrassom também ajuda no diagnóstico de doenças abdominais e pélvicas e alterações na vesícula urinária (bexiga), além de outros problemas. A veterinária foi uma das pioneiras a realizar o serviço de ultrassonografia veterinária móvel. Nesse caso, o exame é feito na residência do cliente ou na clínica veterinária, com acompanhamento médico.

“Hoje é um exame de rotina. A vantagem do serviço móvel é a diminuição do estresse do paciente, ao reduzir o tempo e o desgaste do deslocamento. Em casos de animais em estado crítico, o exame pode ser realizado sem que o animal seja desconectado do sistema de monitoramento e fluidoterapia necessários para a manutenção de sua estabilidade”, explica Carina Holanda.

Direitos dos animais

No próximo sábado, dia 2/8, será realizada uma palestra sobre direitos dos animais, a partir das 16h, no auditório A3 da Universidade de Fortaleza (Unifor), com o palestrante Bruno Pinheiro, representante da ONG Fala (Frente de Ações pela Libertação Animal). O evento será aberto pelo Grupo Maldigo, com o espetáculo Coma a Carne, Jogue Fora os Ossos, com texto de Juliana Weyne e direção de Erik Castro.

A palestra segue até as 19h. O tema em debate é de muita relevância na área do Direito Ambiental, já sendo, inclusive, tema de disciplina em cursos de graduação no exterior. No meio acadêmico brasileiro, o assunto é debatido em grupos de estudo.

Adote um amigo

Lindo filhote precisando de adoção.

Contato: (85) 8773-1821 – falar com Mariana Tavares

Fonte: O povo

Você viu?

Ir para o topo