EnglishEspañolPortuguês

CCZ tenta normalizar atendimento com novos veterinários em Palmas (TO)

25 de julho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Cão se recupera de cirurgia realizada no CCZ de Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Cão se recupera de cirurgia realizada no CCZ de
Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Três médicos veterinários foram contratados pela Secretaria da Saúde de Palmas (TO) e tentam normalizar o atendimento no Centro de Zoonoses de Palmas (CCZ), que estava sem esses profissionais desde maio deste ano.

Os contratos são de um ano e de acordo com o gerente do CCZ, José Miranda Monteiro Junior, é o prazo necessário para que a secretaria realize um concurso público e efetive os médicos veterinários.

A unidade estava sem veterinários por causa do vencimento dos contratos dos funcionários em abril deste ano. O atendimento à população foi prejudicado e serviços, como a cirurgia de castração e exames laboratoriais dos animais domésticos, não estavam sendo feitos.

Os novos funcionários se revezam de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 14h às 20h. Entre as atividades desenvolvidas por eles está a castração de animais, vacinação antirrábica, exames de calazar e eutanásia, quando necessário. São feitas em média cinco cirurgias por dia, mas para que o animal seja atendido, é preciso antes agendar a consulta.

Segundo Monteiro, antes da castração o ideal é que o animal chegue limpo e com as vacinas em dia. “O animal precisa também estar em jejum e não pode estar no período do cio (sic) e nem debilitados. Nós faremos uma triagem e o exame de calazar para saber se o animal tem condições de fazer a cirurgia”, explica.

O gerente ainda informa que “todas as recomendações são passadas ao tutor do animal por telefone [no ato do agendamento]”.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo