EnglishEspañolPortuguês

Leoas lutam entre si para proteger filhotes na África do Sul

24 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

O fotógrafo amador Michael Moss fotografou recentemente o momento em que leoas de dois grupos diferentes entram em confronto para proteger seus filhotes em uma região selvagem da África do Sul.

(Foto: Michael Moss/Caters / BBCBrasil.com)
Foto: Michael Moss/Caters / BBCBrasil.com

Embora esta tenha sido a nona viagem do americano à reserva Madikwe, ele nunca tinha observado algo do tipo. Profissional da área de tecnologia da informação (TI), Moss vive no Estado americano da Califórnia e viaja ao continente africano há muitos anos. Ele explica que a ameaça mais comum a um filhote de leão vem de sua própria espécie, em geral de um macho que não é pai de nenhum deles.

(Foto: Michael Moss/Caters / BBCBrasil.com)
(Foto: Michael Moss/Caters / BBCBrasil.com)

Uma fêmea sozinha tem chances praticamente nulas de proteger seus filhotes de outros leões, mas em geral elas se juntam em grupos, e unidas, podem enfrentar quem ameaça seus filhotes. Os leões são animais carnívoros predadores e as fêmeas são responsáveis por grande parte das caçadas noturnas, a presas como antílopes, zebras e gnus (animais nativos do continente africano que pertencem à família dos bovídeos).

(Foto: Michael Moss/Caters / BBCBrasil.com)
(Foto: Michael Moss/Caters / BBCBrasil.com)

“Nós não pudemos distinguir um vencedor, mas as fêmeas podem até matar filhotes que pertencem a outros grupos”, diz o fotógrafo amador Michael Moss. “Felizmente neste caso parece que os dois grupos simplesmente se separam um do outro no final”, acrescenta.

“As leoas lutam entre si por muitos minutos. Até onde pudemos observar não houve ferimentos graves. Foi algo incrível de se ver”, diz Moss.

Fonte: Terra Notícias

Você viu?

Ir para o topo