Doe agora

Artista cria projeto de habitação urbana para pássaros

23 de julho de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Em um dia de junho, um artista que se descreve como “arquiteto a serviço da ave contemporânea” apareceu diante de uma loja desocupada em Lower Manhattan, subiu numa escada e fez medidas para sua próxima obra.

Trajando um macacão de trabalho escuro, ele chegou empurrando, em um carrinho, uma plataforma contendo a escada e outros materiais. Em seguida, pôs um capacete de trabalho branco, um cinto de ferramentas e um colete de segurança cor de laranja. “Costumo fazer isso: andar fantasiado”, disse, explicando sua estratégia de se vestir como operário da prefeitura para não ser barrado enquanto faz algo que, estritamente falando, é ilegal.

XAM é o nome que ele usa para preservar seu anonimato.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Há três anos, ele vem pendurando arte nas ruas, na forma de casinhas para pássaros. Embora o termo pareça inadequado, as estruturas em questão são, de fato, abrigos funcionais para as aves. Muitas delas possuem ângulos irregulares, como peças de um quebra-cabeças, além de elementos como sistemas passivos de ventilação, telhados verdes, comedouros controlados pela gravidade e iluminação externa com lâmpadas de LED alimentadas por energia solar.

Fazendo referência à crise imobiliária, algumas das casinhas têm faixas coladas sobre suas entradas dizendo “pertence ao banco” ou “embargada”. Muitas também são munidas de antenas parabólicas (que não funcionam) sobre seus telhados.

O projeto Habitat Urbano, como XAM chama seu trabalho, participou do Festival de Ideias para a Cidade promovido pelo New Museum em maio, e as casas de passarinho do artista foram exibidas também na galeria Dorian Grey, em Nova York. Mas novas instalações de XAM continuam a surgir a todo momento em cidades como Nova York, Los Angeles e Cidade do México. O artista disse que, desde 2010, já instalou mais de cem casas de pássaro em ruas urbanas.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

XAM tem 30 anos, passou sua infância e adolescência no litoral sul da Califórnia e estudou arquitetura e design na Escola do Instituto de Arte de Chicago. Agora ganha a vida fazendo biscates: manutenção de prédios, iluminação em eventos e trabalhos de design gráfico como freelancer.

No edifício em Lower Manhattan, uma viga fina se projetava sob a escada de incêndio, enquanto um cartaz de “aluga-se” parecia prometer que a instalação poderia ser feita sem problemas. Depois de tirar as medidas, XAM foi desenhar a casa de pássaros com um programa de computador. Então, levou as plantas para um amigo que possui uma cortadeira a laser. “Este trabalho vai levar talvez dez horas para ser feito”, comentou, enquanto juntava suas coisas.

Alguns dias mais tarde, ele voltou ao local, desta vez carregando uma nova casinha para pássaros. A casa tinha luxos da vida aviária ecológica moderna, como teto verde e iluminação externa movida a energia solar. XAM mexeu com a luz. “Se ela estiver totalmente carregada, brilhará por oito horas e atrairá insetos para os pássaros comerem”, explicou.

Fonte: Greenstyle

Você viu?

Ir para o topo