EnglishEspañolPortuguês

ONG denuncia captura de tartarugas em São Tomé e Príncipe

22 de julho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Duzentas e sessenta e sete tartarugas marinhas foram capturadas em São Tomé e Príncipe, nos últimos seis meses, denunciou a Organização não Governamental (ONG) ambientalista “Marapa”.

A carne da tartaruga continua a ser consumida pelos Santomenses num país que não dispõe de leis que protejam este animal marinho, e o nível de captura é preocupante, alertou.

Dados da monitorização da ONG Marapa sobre o mar, o ambiente e a pesca artesanal revelam que, em apenas três praias do arquipélago santomense, das 500 tartarugas monitorizadas 267 foram capturadas nos últimos seis meses.

A captura de tartarugas, segundo a mesma ONG, deve-se à falta de campanha de sensibilização e de leis que protejam a espécie.

Na praia “comprida” em Santana, no distrito de Canta Galo, caçadores utilizam armas de fogo, obrigando guardas a suspenderem as suas atividades, denunciou a Marapa.

“Não podemos pôr em perigo a vida dos nossos homens, para que não haja confrontos decidimos assim. O que ocorre ali é a matança”, indignou-se.

Os pescadores que vão ao mar dizem que não podem regressar com o barco vazio. Por exemplo, Emídio Gonçalves confessou que para evitar acumular prejuízos,“quando encontro uma tartaruga no alto mar, eu pego e vendo por cerca de 40 euros, e isto dá para comprar gasolina que gastamos durante a viajem”.

A caça das tartarugas está pondo em risco o negócio dos habitantes de Morro Peixe que vivem das receitas da observação das tartarugas. Trata-se de um pacote do turismo ecológico à venda nas agências de viagens.

Desde de 2003, a ONG Marapa luta sem sucesso pela proteção das tartarugas em São Tomé e Príncipe onde a carne do animal é vista pelos Santomenses como um afrodisíaco.

Fonte: Panapress

Você viu?

Ir para o topo