EnglishEspañolPortuguês

Cães que tossem? A saúde dele pede atenção

22 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A tosse dos cães, conhecida popularmente como a gripe, atinge o sistema respiratório e é contagiosa. Negão, um simpático cachorro SRD, de 10 anos, já é um senhor de idade que requer uma atenção especial de seus tutores.

Por isso, quando o animal começou a ter tosse alta e seca, sua tutora logo correu com ele para o veterinário. Chegando lá, a médica veterinária Carolina Suzuki, da clínica Zoo Planet, em Bauru (SP), pediu os exames para eliminar as hipóteses de uma broncopneumonia ou algo pior.

Ufa, não era nada tão grave, era apenas mais um caso da famosa tosse dos canis, popularmente conhecida como gripe canina.

“Nessa época do ano, essa doença é bastante comum”, diz Carolina. O clima frio e seco favorece a proliferação de bactérias e vírus e, assim como ocorre nos humanos, os cães também podem contrair a doença. A tosse dos cães atinge o sistema respiratório do animal, por isso, a prevenção ainda é a melhor forma de impedir o contágio ou a evolução da doença que, no estágio mais grave pode resultar em pneumonia.

Como cuidar
O tratamento é simples e feito com a própria vacina. Negão, por exemplo, foi medicado com remédios contra a tosse e também com uma dose da vacina intranasal.

Segundo o professor César Dinóla, doutor em microbiologia veterinária, Assessor Acadêmico & Gestor do Canil da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi, além de cuidados básicos, a vacinação anual do mascote pode proteger principalmente os filhotes e cães idosos que apresentam debilidades por conta da idade.

Porém, os cães adultos não estão livres da gripe, principalmente se estabelecerem contato com animais doentes ou inalarem gotículas de ar que contenham os vírus e bactérias agentes da gripe canina.

“No dia a dia, recomenda-se a proteção básica contra correntes de vento e chuva, manter o ambiente limpo e evitar a exposição do cão à mudanças bruscas de temperatura.

Focinho achatado é mais suscetível
Cães braquicefálicos, ou seja, aquelas raças que tem o focinho chato – como buldogue francês, pug, boston terrier, pequinês, boxer, buldogue inglês, shih tzu, entre outros –, são mais suscetível às doenças que atacam o sistema respiratório. “Para estes clientes nós dizemos que a vacina é praticamente obrigatório, isso porque eles realmente têm mais tendência a terem a tal gripe canina”, diz a veterinária Carolina.

Fonte: Rede Bom Dia

Você viu?

Ir para o topo