EnglishEspañolPortuguês

Trabalhadores denunciam situação precária no zoológico de Mendoza

19 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Renata Takahashi (da Redação)

Foto: Yemel Fil
Foto: Yemel Fil

A Associação de Trabalhadores Estatais (ATE) quer chamar a atenção para a situação em que se encontra o zoológico de Mendoza, na Argentina. Ontem (18) e hoje, as bilheterias do zoológico estão fechadas e os portões abertos com entrada franca, para que, segundo os trabalhadores, todos possam ver a triste realidade do lugar. As informações são do Sitio Andino.

“Estamos protestando contra o abandono da infraestrutura do zoológico. Há anos a ATE  e outras organizações denunciam problemas no local”, ressalta Carlos Simón, secretário do sindicato. “Não há um plano de obras concreto. Vemos com muita preocupação que o zoológico vá se deteriorando a cada dia”.

Simón afirma que no início deste ano foi criada uma comissão para tentar melhorar a situação do parque de exibição de animais, mas a Secretaria de Ambiente deixou o assunto de lado e com a chegada do novo dirigente, Norberto Filippo, o diálogo com os sindicatos e ONGs foi encerrado.

Principais queixas dos trabalhadores

A ATE explica que são três as principais criticas ao zoológico:

– Falta de obras nas jaulas e estruturas em geral, situação que compromete a qualidade de vida dos animais, que já enfrentam o confinamento, a falta da liberdade e autonomia;

– Quantidade insuficiente de funcionários, que hoje realizam em 30 pessoas o trabalho que deveria ser feito por 120;

– Falta de água para abastecer os animais e regar os espaços verdes.

Os trabalhadores encabeçam um protesto na porta do zoológico, recolhendo assinaturas de moradores e turistas. O abaixo-assinado será apresentado para o governo provincial de Mendoza.

Na manifestação da ATE participam também diversos grupos que pedem o fechamento definitivo do zoológico.

Você viu?

Ir para o topo