EnglishEspañolPortuguês

Laudo sobre causa de morte de animais no zoológico de Curitiba (PR) deve estar pronto em duas semanas

19 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) investiga a morte de 19 antílopes do Zoológico de Curitiba, localizado no bairro Boqueirão, na quarta-feira (10). De acordo com a Prefeitura Municipal, o incidente ocorreu logo após uma transferência de recintos, comum no período de inverno. Entre eles estavam 16 fêmeas e três machos.

O Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da SMMA, Alexander Biondo, explicou que os animais são da espécie Cervicapra e foram levados para o zoológico em 1998. “Toda a equipe lamentou muito porque os animais já estavam conosco há várias gerações. E foi o grupo todo, infelizmente não sobrou nenhum”, argumentou.

Laudo
Deve ser divulgado em duas semanas o resultado da necropsia feita em 19 antílopes que estavam no zoológico de Curitiba. Eles morreram no dia 10 de julho, depois que foram transferidos de recinto. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente investiga o caso e os exames são realizados pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná.

De acordo com o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Alexander Biondo, algumas das hipóteses são de que os animais possam ter sido intoxicados por plantas, contaminados pela água que beberam ou até morrido por estresse.

Biondo lamentou a morte dos antílopes que eram da espécie cervicapra e lembrou que eles estavam no zoológico desde 1998.

Fonte: Bem Paraná e G1

Nota da Redação: Seja pelo motivo que for, estes animais foram expostos aos riscos pela própria organização do zoológico. O aprisionamento deles em um ambiente controlado, um cativeiro, para serem explorados para entretenimento de visitantes, é desolador e provoca graves consequências na vida e saúde destes animais. Privar animais saudáveis da liberdade em seus habitats é cruel e deve ser encarado como tal. Zoológicos e parques de visitação exploram animais para gerar lucro, aprisionando-os e fazendo deles meros objetos. 

Você viu?

Ir para o topo