EnglishEspañolPortuguês

Sequestro de cães termina com final feliz em Ribeirão Preto (SP)

17 de julho de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Mel recebe atendimento veterinário após saltar de carro em movimento para fugir (Foto: Fabio Melo / A Cidade)
Mel recebe atendimento veterinário após saltar de carro em movimento para fugir (Foto: Fabio Melo / A Cidade)

A auxiliar de enfermagem Keila de Almeida entrou em desespero quando retornou para sua casa, no Jardim Sumarezinho, zona Oeste, na tarde de domingo (14), após uma festa.

Assaltantes arrombaram o portão de entrada e levaram diversos pertences, como notebooks, televisores, joias e uma motocicleta.

Mas o motivo das lágrimas era outro: os criminosos levaram também três cães domésticos: dois poodles e um shih tzu, todas fêmeas. Um outro poodle macho foi poupado.

“Eles são parte integrante da família, praticamente filhos”, desabafou Keila. Ao lado do marido e de familiares, ela começou uma caçada para achar os animais.

Recuperados

Após percorrer as ruas do bairro e mobilizar conhecidos, ela conseguiu encontrar na própria noite de domingo a poodle Cristal, de cinco anos e meio. Um homem havia acabado de comprá-la dos criminosos, sem saber que havia sido sequestrada dos tutores, e a devolveu.

Na madrugada desta segunda-feira (15), Keila voltou às ruas para procurar os outros dois cães. E reencontrou a poodle Mel, de nove meses.

A cadela havia pulado do veículo em movimento dos assaltantes, e foi socorrida por um dos moradores do bairro. Com anemia e bastante debilitada, ela recebeu soro em uma clínica veterinária e há suspeita de fratura na pata traseira devido à queda. Entretanto, não corre risco de vida.

Enquanto isso, na manhã desta segunda, a Polícia Militar deteve um dos criminosos, de cerca de 20 anos. Ele foi preso em flagrante por furto, e em sua casa estavam a moto e televisores da família.

O rapaz disse aos policiais que a ideia de sequestrar os cães foi de seu comparsa. Keila até tentou retirá-lo da prisão em troca do “filho” que faltava, mas sem sucesso. Ela conseguiu, entretanto, o contato telefônico do comparsa, que tentou chantageá-la e até ameaçou matar o animal.

Mas às 21h desta segunda, após muito trabalho, a família voltou a ficar completa: a shih tzu Luna, de dois meses, foi recuperada em um local previamente marcado. “Enfim, um final feliz”, diz Keila em lágrimas, desta vez de felicidade.

Animais sequestrados são cada vez mais comuns

O delegado Luiz Geraldo Dias, da Delegacia do Idoso e dos Animais de Ribeirão Preto, diz que o sequestro de cães está cada vez mais recorrente no município.

“Estamos investigando, entre outros, um sequestro de um lhasa apso avaliado em R$ 5 mil”, afirma Geraldo.

Também está sendo investigado o sequestro de dois filhotes de uma residência na Vila Tibério. A criminosa se passou por uma funcionária do Centro de Zoonoses para levar os animais.

O delegado alerta que o criminoso responde por furto, mas quem comprar o animal também pode ter problemas com a Justiça e ser enquadrado em receptação dolosa, com pena de dois a oito anos de reclusão.

Geraldo orienta quem for comprar um cão verificar a procedência do mesmo, como conversar com o veterinário.

Fonte: Jornal da Cidade

Nota da Redação: Amigo não se compra. Adotar um animal é um ato de amor, que pode salvar muitas vidas. Portanto, se você quer tutelar um animal, ou sabe de alguém que queira, lembre-se dos canis, gatis, cczs e ONGs abarrotados de animais que aguardam por um lar carinhoso onde possam viver felizes para sempre.

Você viu?

Ir para o topo