EnglishEspañolPortuguês

Vereador propõe criação de Posto de Proteção Animal em Tatuí (SP)

16 de julho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

O prefeito de Tatuí, José Manoel Correa Coelho, determinou na última sexta-feira (12), o início da implantação integral do Projeto Posto de Proteção Animal na cidade. O projeto elaborado por José Franson, protetor de animais e vereador em Tatuí, propõe a ser solução ética e definitiva para o sofrimento dos animais abandonados, sem aprisionar ou matar.

O anúncio coincidiu com a visita do Senador Eduardo Suplicy PT-SP, convidado para palestrar sobre o projeto de renda básica de cidadania. José Franson solicitou ao Senador apoio para que seja criadas condições de financiamentos e incentivos para que o projeto Posto de Proteção Animal seja implantado pelos prefeitos de todo Brasil.

O Prefeito de Tatuí assumiu, antes da campanha eleitoral, compromisso público e formalizado pela implantação do projeto. “Ambos foram eleitos pelos animais abandonados, Tatuí será a primeira cidade do Brasil a solucionar definitivamente o abandono de animais”, afirma categoricamente o vereador José Franson.

O projeto

Com o objetivo de instituir eficiente política pública municipal de proteção aos animais e solucionar ética e definitivamente a superpopulação canino-felina do município, principal vetor do abandono de animais, o projeto foi elaborado.

Segundo o texto, a proposta visa instalar um ‘posto de proteção animal’ para cada grupo de 10 mil habitantes humanos. Cada posto terá apenas um atual funcionário da prefeitura, vocacionado para ser protetor, realocado para exercer a função de protetor de animais profissionalizado.

O projeto tem como base o recolhimento e esterilização de animais. As esterilizações diminuem muito os riscos de doenças uterinas, do sistema reprodutor e câncer de mama. O cruel e bárbaro abandono será minimizado. As consultas aliviarão o sofrimento dos doentes, que atualmente não são atendidos por veterinários, padecendo sem nenhum atendimento. Os maus-tratos a animais serão desestimulados pelo encaminhamento as autoridades competentes dos casos verificados.

Você viu?

Ir para o topo