EnglishEspañolPortuguês

Hospital Veterinário da UEL ganha centro cirúrgico para grandes animais

14 de julho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) entregou ao Hospital Veterinário as novas instalações do Centro Cirúrgico para grandes animais. A readequação do espaço recebeu investimentos de R$ 281,5 mil da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da UEL e da empresa júnior do curso de Medicina Veterinária (Vet Junior).

O professor César Dearo, do Departamento de Clínicas Veterinárias (CCA), informou que o novo centro tem quatro salas, sendo três cirúrgicas e uma para anestesia. “Além disso, contamos com a segunda melhor mesa cirúrgica entre todos os cursos de Medicina Veterinária do Brasil”, ressaltou. O professor Ney Carlos Reichert Netto, diretor do HV, disse que a reforma é fruto do trabalho conjunto e vai potencializar o ensino, a pesquisa e a extensão.

O centro é preparado para atender equinos, animais que comumente necessitam de procedimento cirúrgico em virtude de cólicas causadas por alimentação inadequada ou exagerada. Após o efeito da anestesia, o cavalo é içado por um equipamento (um guincho elétrico) que o coloca na mesa operatória. De acordo com o professor, cavalos são operados sempre em posição deitada, diferente dos bovinos, que são submetidos a procedimentos cirúrgicos em pé.

A reitora Nádina Moreno destacou com a entrega da obra, o Hospital Veterinário da UEL se equipara aos grandes centros de referência no atendimento a cavalos. O HV atende, anualmente, cerca de 200 equinos de toda a região.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Você viu?

Ir para o topo