EnglishEspañolPortuguês

Estudo comprova que confiamos mais nos animais do que nas pessoas

12 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um estudo pioneiro divulgado esta semana revela que 63% dos tutores de animais domésticos revelam aos seus cães coisas que não confidenciam a mais ninguém.

“Normalmente, o que mais valorizamos numa pessoa é a fidelidade e a confidencialidade. São aspectos muito importantes. Isto é o que faz com que, de uma forma inconsciente, falemos de assuntos pessoais com os nossos cães, porque sabemos que gostam de nós, que nos são fieis e guardam segredos”, explicou ao jornal espanhol La Vanguadia Jaume Fatjó, diretor da Cátedra Fundación Affinity Animales y Salud do Departamento de Psiquiatria da Universidade Autónoma de Barcelona.

Este estudo demonstrou que os animais são muito mais do que uma simples companhia. “O vínculo entre a pessoa e o animal chega a ser tão profundo que 8 em cada 10 inquiridos afirma que o cão é o motivo pelo qual se levanta todos os dias”, continuou o mesmo investigador.

O estudo reforça a ideia de que conviver com um cão ou um gato tem benefícios. A grande maioria dos inquiridos – mais de 75% – declarou que ocupar-se do cão é uma tarefa fácil.

Outro dado relevante é que os tutores de cães vão 15% menos ao médico. No caso dos homens, os resultados obtidos são, no mínimo, surpreendentes, já que aqueles que tutelam apresentam menos colesterol e a tensão arterial mais baixa. No caso das mulheres, esses benefícios verificam-se sobretudo a partir dos 40 anos.

“Uma explicação pode ser o fato de que as pessoas que tutelam cães passeiam mais, caminham mais, convivem mais… “, sustenta Jaume Fatjó. “Também está demonstrado que quando passamos a mão pelo pelo do cão, a tensão arterial baixa, pois relaxamos”.

Fonte: JN

Você viu?

Ir para o topo