EnglishEspañolPortuguês

Livro "Galactolatria: mau deleite" é lançado no Espirito Santo

11 de julho de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Fernanda Couzemenco (em colaboração com a ANDA)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O livro “Galactolatria: mau deleite”, da filósofa catarinense e colunista da ANDA Sonia Felipe, foi lançado no último dia 3 em Vitória, no estado do Espirito Santo. O apresenta informações científicas sobre os males do consumo de leite bovino para a saúde humana, das vacas e do planeta.

Trazendo aos olhos do leitos a crueldade por trás da extração para consumo do leite de animais, o livro nos instiga a pensar no por que se consome leite de vaca? Porque é gostoso? Porque faz bem à saúde?

A proposta do livro é mostrar ao leitor brasileiro a realidade da produção do leite mundo afora, e as sequelas na saúde humana, no planeta e nas vacas e bezerros, desse tipo de exploração, com dados e informações que tiram a inocência do consumidor.

Saúde humana, ambiental e animal

O leitor de Galactolatria se põe frente a frente com a relação direta entre o consumo humano de leite bovino e o crescimento de males modernos que têm se tornado verdadeiras epidemias, como diabetes e câncer. Frente a frente com uma forjada “verdade” alimentar quase sagrada que também é responsável em grande parte pelo desmatamento e consequente aquecimento global (emissão de gás metano superior à de toda a queima de combustíveis fósseis do mundo) e consequente aquecimento global, contaminação do solo e da água (por urina e excrementos das vacas) e pelos agrotóxicos típicos das monoculturas de soja e pasto que reduzem dia a dia nossa qualidade de vida.

Ingerir leite implica em absorver hormônios bovinos, antibióticos, pus e poluentes. Mas nenhum pacote de leite traz essas advertências no rótulo. Elas deveriam ser obrigatórias, a exemplo do que o faz o maço de cigarros.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Doenças humanas comuns, tais quais aterosclerose, diabetes tipo 1, distúrbios digestivos crônicos, anemia em bebês e até mesmo distúrbios neuromentais do autismo, esquizofrenia e mal de Parkinson, têm sido associadas com a incapacidade de o sistema digestório humano dar conta de um produto que a natureza cria para nutrir o corpo e o cérebro de bovinos.

Ética
Galactolatria: mau deleite é um livro de filosofia crítica que revoluciona a concepção de responsabilidade pela própria saúde, a dos animais e a ambiental. É uma reflexão filosófica baseada em dados científicos e estatísticas oficiais. Não é um livro de nutrição, nem de terapia alimentar. É um livro de ética alimentar, focado em um dos alimentos mais consumidos no ocidente galactômano.

A palavra dieta, em português, deriva da grega díaita, e significa “modo de viver”, não apenas de “comer”. Para o grego, o modo de comer é parte da dieta do indivíduo, um dos elementos do seu modo de vida. Portanto, comer não é algo à parte da moralidade humana, mas uma de suas características fundamentais, pois o espírito alimenta-se sutilmente da matéria ingerida. Não é à toa que se afirma, desde a antiguidade, que “o ser humano é o que ele come”.

Saiba mais em Galactolatria: mau deleite

Você viu?

Ir para o topo