EnglishEspañolPortuguês

Irregularidades em canil de Cabo Frio (RJ) colocam cachorros em risco

10 de julho de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Cerca de 30 cachorros serão doados no Centro de Cabo Frio no dia 17 de julho (Foto: Heitor Moreira/G1)
Cerca de 30 cachorros serão doados no Centro de Cabo Frio no dia 17 de julho (Foto: Heitor Moreira/G1)

Quem vai até o Canil Municipal de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, percebe que o espaço não está adequado para receber os cachorros. Segundo o protetor de animais que atua na região, Mario Paulo Tiengo, não há segurança suficiente e a maioria dos cachorros passa fome. Na tarde desta terça-feira (9), por volta das 13h50, a equipe constatou que não havia nenhum funcionário no local. O portão de entrada estava aberto, possibilitando qualquer pessoa entrar. Atualmente, 60 cachorros estão no canil, que fica localizado na rodovia Amaral Peixoto, km 127, na Fazenda Campos Novos.

Sinésio Nascimento, de 65 anos, foi até o canil acompanhado por um amigo para tentar adotar algum cão. Entrou, viu os animais, mas foi embora sem poder levar nenhum. ”Vim pra adotar um cachorro. Cheguei aqui e vi o portão aberto. Entrei, cheguei a fazer carinho em um cachorrinho, gostei dele, mas estou indo embora sem levá-lo comigo, porque não tem ninguém aqui pra me informar como devo fazer”, disse o aposentado.

O protetor de animais Mario Paulo Tiengo diz ser um absurdo não ter ninguém cuidando do local. Ele diz que o canil precisava ter segurança, principalmente porque fica localizado distante do centro urbano. ”Tinha que ter alguém para receber quem quer adotar um cachorro. Qualquer um pode entrar aqui pra fazer alguma maldade com os animais. Não tem nenhum vigia e nenhuma segurança no canil, que fica nesse lugar muito afastado do centro urbano”, comentou o protetor.

Esgoto a céu aberto
Além da falta de segurança, os animais ainda convivem com uma grande poça de esgoto que foi formada atrás do canil. Segundo Mario Tiengo, os animais podem ficar doentes ou pegar algum tipo de contaminação. ”Os cachorros correm grande risco convivendo com esse esgoto. Eles podem pegar inúmeras doenças e podem ser contaminados. É preciso fazer, o mais rápido possível, alguma obra neste local, antes que algum cão morra”, disse.

A equipe ficou por volta de 50 minutos no local esperando algum funcionário chegar, mas ninguém apareceu. Dentro do canil, vasilhas de comida estavam na posição vertical, vazias. Alguns cães comiam as próprias fezes, o que pode indicar que os animais estão com fome e também com vermes, segundo Mario Tiengo.

Prefeitura diz que vai solucionar problema com esgoto
Segundo a assessoria da prefeitura de Cabo Frio, a ração dos cachorros é deixada nos potes de comida nos turnos da manhã e tarde, para que os animais possam se alimentar quando quiserem. Sobre o esgoto a céu aberto, a prefeitura informou que a secretaria de Obras já foi notificada sobre o caso e está providenciando novas tampas e esgotamento para as fossas, mas não apresentou nenhum prazo para o início da manutenção. A assessoria, no entanto, não soube informar o motivo da falta de funcionários e por que o portão estava aberto na tarde desta terça (9), possibilitando a entrada de qualquer pessoa no canil municipal.

Evento promove doação de cães do canil
Cerca de 30 animais estarão na praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio, na quarta-feira (17) para adoção. Os interessados deve ter no mínimo 18 anos e precisam levar carteira de Identidade, para que possam assinar o ” Termo de Adoção” com os agentes da secretaria de Meio Ambiente.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo