EnglishEspañolPortuguês

Animais soltos em vias públicas são apreendidos em Aracaju (SE)

10 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Animais flagrados soltos em vias públicas de Aracaju (SE) são apreendidos por equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). De acordo com o órgão, em média são recolhidos diariamente 15 animais de grande porte. O serviço preserva a segurança das vias públicas da cidade ao coibir acidentes de trânsito, além de evitar a proliferação de doenças e diversos transtornos à população e aos animais soltos na pista.

O setor de Apreensão de Animais é gerenciado pela Diretoria de Espaço Públicos da Emsurb (Direpa) e oferece um amparo voltado para equinos, bovinos, cães e gatos encontrados soltos nas ruas. Para executar o serviço a Emsurb conta com o auxílio de cinco homens e um caminhão boiadeiro disponível 24 horas para manter as ruas e avenidas livres dos animais.

O acolhimento com assistência veterinária acontece num curral localizado no Bairro 18 do Forte, onde os animais são tratados e alimentados por veterinários e funcionários até a devolução aos seus respectivos tutores.

Para os animais de pequeno porte, ou seja, cães e gatos, as solicitações são menos frequentes, e mesmo assim o setor conta com um veículo específico para esta remoção. O cidadão que quiser fazer alguma denúncia deve ligar para os números (79) 8802-1200 e (79) 8802-2000 ou também pelo 0800-284-1300. Os dois primeiros telefones recebem chamadas 24 horas por dia.

Para obter o animal de volta, o tutor deve pagar uma taxa no valor de R$ 33,60. Quando não procurado em um prazo de 15 dias, o animal é encaminhado para adoção. “Há uma lista de pessoas cadastradas à espera. Esta lista é feita através de um cadastro criterioso da Emsurb”, disse o coordenador do setor de Apreensão de Animais, José Augusto da Silva.

Em caso de reincidência de apreensão do animal, o valor da taxa é dobrado. “Todo animal que chega ao nosso curral recebe uma marca e é dessa maneira que sabemos quando ocorre a reincidência”, afirmou.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo