EnglishEspañolPortuguês

Voluntários criticam decreto que determina castração de animais no Rio de Janeiro

9 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Filhotes representam 90% da demanda de adoções (Foto: Divulgação)
Filhotes representam 90% da demanda de adoções (Foto: Divulgação)

Os integrantes de associações de proteção aos animais criticam o decreto da prefeitura, que determina que os animais oferecidos para adoção devem estar recuperados, sadios e esterilizados.

Segundo os defensores, o decreto dificulta a adoção de cães e gatos. A lei está em vigor desde a semana passada e muda as regras para quem quer fazer feiras de adoção, como a da Praça Afonso Pena, na Tijuca, Zona Norte do Rio, conforme mostrou o Bom Dia Rio desta segunda-feira (8).

Membros de sociedades protetoras dos animais acreditam que a castração de gatos com menos de quatro meses e de cães com menos de seis meses é arriscada. De acordo com eles, a cirurgia poderia deixar sequelas, como a má formação dos órgãos e incontinência urinária.

“Como essa esterilização é uma cirurgia arriscada, raramente uma pessoa vai se propor a fazer isso. Quem protege, quer o melhor para o animal”, explicou a veterinária Andréa Lambert.

Feiras de adoção

O decreto pode comprometer a realização de feiras de adoção. As entidades protetoras dos animais dizem que os filhotes representam 90% das adoções. Na semana passada, os protetores de cães e gatos chegaram a fazer um protesto em frente à Prefeitura do Rio.

O secretário municipal de Defesa dos Animais, Cláudio Cavalcanti, disse que ouviu diversas entidades nacionais e internacionais antes de chegar a decisão.

“Eu perguntei pelo mundo inteiro, recebi subsídios e e-mail dizendo ‘vá em frente, você está certo’. A partir dos quatros meses não há o menor perigo de você prejudicar. Com isso, nós vamos conter. Porque se nós temos um gatinho e uma gatinha, em dez anos, eles vão procriar 4.732 gatos, que vão estar soltos por aí”, declarou o secretário.

Serviço gratuito de esterilização

A prefeitura disse que o serviço gratuito de esterilização de animais é oferecido para qualquer cidadão em unidades do município e que esse procedimento deve ser agendado pessoalmente em oito postos de atendimento da Secretaria Municipal de Defesa dos Animais nos bairros: Vicente de Carvalho, Engenho de Dentro, Praça Seca, Realengo, Bonsucesso, Coelho Neto, Guaratiba e Largo do Machado.

Fonte: G1

 

Você viu?

Ir para o topo