EnglishEspañolPortuguês

Polícia apreende aves da espécie curió no município de Iracema, em Roraima

4 de julho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Devido o belo canto, os pássaros curió estão entre os mais requisitados para a comercialização (Foto: Neidiana Oliveira/G1)
Devido o belo canto, os pássaros curió estão entre os
mais requisitados para a comercialização
(Foto: Neidiana Oliveira/G1)

Em Roraima, a Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar apreendeu, nesta terça-feira (2), três aves, da espécie curió, no município de Iracema, centro-oeste do estado. Conhecido pelo canto singular, o curió é uma das aves que compõe a lista de extinção do Ministério do Meio Ambiente, além de estar entre as mais requisitadas para a comercialização.

Segundo o soldado Ediley Costa, a apreensão foi feita quando a equipe do Policiamento Ambiental comandada pela sub-tenente Ozana, retornava da Missão Defeso 4, realizada na região do Baixo rio Branco, em Caracaraí. “Estávamos voltando para Boa Vista, quando nos deparamos com dois homens em uma motocicleta. Um deles, estava responsável pelos pássaros”.

Ainda de acordo com o soldado, o pássaro curió é um dos mais procurados para ser vendido. “Como tem um canto muito bonito e é bem conhecido, estas aves custam caro. São vendidas com valor em média de R$ 1 mil a R$ 5 mil”, destacou Costa.

Os três pássaros apreendidos foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde devem passar por uma série de exames até poderem voltar ao habitat natural.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo