EnglishEspañolPortuguês

Peça aborda a relação a exploração de animais em Belém (PA)

4 de julho de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Espetáculo aborda a exploração dos animais. (Foto: Divulgação)
Espetáculo aborda a exploração dos animais.
(Foto: Divulgação)

A partir desta quinta-feira (4) até domingo (7), entra em temporada no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) o espetáculo “Animalismo – A Nova Ordem Mundial”, dirigido por Marcelo Andrade. A montagem faz parte do Projeto de extensão “Novos Encenadores”, coordenado pelo professor da Escola de Teatro e Dança da UFPA, Paulo de Tarso.

O projeto tem como objetivo possibilitar aos jovens concluintes do curso técnico e/ou aos estudantes de graduação o exercício de colocar em prática a aprendizagem vivenciada dentro de seus respectivos cursos, a fim de proporcionar a primeira direção e encenação aos estudantes.

O espetáculo “Animalismo – A Nova Ordem Mundial” narra o cotidiano de uma granja comandada por humanos, a qual explora, de todas as formas, os animais. Mas tudo se transforma nessa sociedade, após o porco Major ter um sonho, o qual ele anuncia a todos: no futuro, os animais seriam livres e todos os sofrimentos e as explorações chegariam ao fim. Os animais tomariam o poder e transformariam a granja num lugar melhor para se viver.

Transbordados do espírito revolucionário por conta das palavras do velho Major, todos os animais da granja começam a se organizar para pôr em prática a tão esperada revolução que vai trazer liberdade aos animais.

Considerados os mais inteligentes da granja, os porcos organizam os bichos revoltados e acabam expulsando os humanos. Um sistema político baseado na igualdade dos animais é instaurado. Mas as disputas internas, as perseguições e a exploração do bicho pelo bicho não demoram a começar.

Atual
Para o diretor Marcelo Andrade, a montagem do espetáculo caiu como uma luva para o atual momento, quando milhares de brasileiros estão indo às ruas, em todo o país, reivindicando melhorias, principalmente na saúde, na educação e nos serviços públicos. “Quando idealizei a montagem de um espetáculo a partir da obra do escritor Inglês George Orwell, sabia que, mesmo tendo sido publicada em 1945, seu conteúdo continuava atual”, disse Marcelo Andrade.

Assim como no Brasil, a granja de “Animalismo” não pode deixar voltar à exploração quando o povo conseguir suas reivindicações. “O país passa por uma reviravolta política, uma espécie de revolução, como a dos bichos oprimidos, e se mobiliza para acabar com qualquer forma de desrespeito com a população”. E, agora, nosso papel como artista se transforma, ganhando outra razão de ser. Precisamos nos unir ao povo, mas com cuidado de não chegar aos mesmos fins a que a Revolução dos Bichos chegou”, analisa o diretor.

Serviço
Espetáculo “Animalismo – A Nova Ordem Mundial”, temporada dias 4, 5, 6 e 7, às 18h e 20h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém. Ingressos à venda no local. Informações: (91) 3249.0373 / (91)8264-0364 / (91)8250-5966.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo