EnglishEspañolPortuguês

Mortandade de peixes preocupa moradores de Vila Rica (MT)

3 de julho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

O Rio Beleza, um dos afluentes do Rio Araguaia, que nasce no município de Vila Rica (MT), e corta o município de Santa Terezinha, tem deixado a população das duas cidades preocupadas pela mortandade de peixes que tem aumentado. Principalmente no trecho que fica à 5 quilômetros de Vila Rica logo após um frigorifico. E para piorar, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), alega falta de estrutura para exercer a fiscalização, descobrir e punir os responsáveis.

De acordo os moradores próximos ao local, o número de peixes que aparecem mortos no afluente é muito grande e a causa da morte ainda é desconhecida. No local apontado pelos ribeirinhos a água do rio é escura e coberta de lodo.

“Neste local não há possibilidade de sobrevivência. Não precisamos ser técnicos para sabermos que estas águas estão contaminadas por alguma coisa. É preciso tomar uma medida rápida para impedir que mais peixes morram e que o rio continue contaminado” – disse um morador. Eles acreditam que o rio estava sendo contaminado por produtos químicos vindo de uma unidade do frigorifico próximo.

Representantes da unidade da Sema de Vila Rica informaram que já tem conhecimento da situação mas, que os trabalhos de fiscalização estão comprometidos por conta da falta de infraestrutura. Há um mês a unidade está sem carro. A unidade informou que passou a situação a Cuiabá e que aguarda o retorno para poder averiguar a situação.

Fonte: 24horas News

Você viu?

Ir para o topo