EnglishEspañolPortuguês

Empresas se unem a Instituto em projeto de proteção à onças-pardas

3 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente, assinaram um protocolo de intenção com a cooperação da FMC Agricultural Solutions, multinacional agroquímica e líder no fornecimento de cana, do projeto de proteção e conscientização às onças nos canaviais. Boas práticas agrícolas – redução do fogo e à manutenção e recomposição de matas – contribuíram para o aparecimento de onças nos canaviais favorecendo seu deslocamento, reprodução e até mesmo, sua alimentação da fauna local.

Diante desse cenário, o projeto visa contribuir com o processo de renovação populacional da espécie e permitir que eles cumpram seu papel no ecossistema, como predadores de topo da cadeia alimentar da região. Essa ação beneficiará indiretamente os produtores de cana-de-açúcar, uma vez que a onça-parda se alimenta de espécies que vivem e se alimentam da cana.

O diretor de Marketing da FMC, Marcio Farah, ressalta a importância do apoio a esse projeto. “Estamos engajados nessa iniciativa de recuperação desses animais que equilibram o ecossistema, além de orientar produtores de cana dos cuidados com onça-parda, também viabilizará a reintegração do animal em seu habitat. Mais uma vez, apoiamos um projeto da Unica, pois conseguimos ver os resultados, por meio de boas práticas sustentáveis”.

“Esta pode ser uma oportunidade para ampliarmos o impacto destas ações e, com o apoio do ICMBio, aperfeiçoarmos o que já vem sendo feito,” explica a analista ambiental da UNICA, Beatriz Secaf. A analista da ICMBio, Marcia Rodrigues também fala sobre o projeto. “O envolvimento do setor sucroenergético, que já vem contribuindo para a recuperação da fauna no estado, é essencial em iniciativas como essa para a conservação da biodiversidade por meio da adoção de melhores práticas”, declara.

Projeto
Durante dois anos, o acordo vai viabilizar três eixos de atuação: a capacitação de técnicos das empresas associadas à UNICA por meio de workshops; a elaboração de um manual de procedimentos; e apoio à construção de um centro para reabilitação de animais para que sejam posteriormente reintegrados à natureza e monitorados via satélite. Três filhotes de onça-parda, dois machos e uma fêmea, estão sob cuidados de técnicos do ICMBio para serem devolvidos à natureza, em breve. Serão elaborados materiais informativos e vão equipar funcionários de usinas paulistas de processamento de cana para enfrentar situações de encontrar onças nos canaviais.

Fonte: Jornal Dia Dia

Você viu?

Ir para o topo