EnglishEspañolPortuguês

Espírito Santo ganha Centro de Reabilitação de Animais Marinhos

1 de julho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
 Pinguins sob os cuidados do Ipram. (Foto: Luis Felipe Mayorga / Divulgação / Ipram)

Pinguins sob os cuidados do Ipram. (Foto: Luis Felipe Mayorga / Divulgação / Ipram)

Os pinguins que chegam à costa do Espírito Santo agora terão um novo local para se recuperar do cansaço e de possíveis ferimentos até que possam retornar ao seu habitat natural. O primeiro Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do estado foi inaugurado nesta sexta-feira (28), no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em Jardim América, Cariacica, na Grande Vitória.

Em 2012, a recuperação dos pinguins foi feita no mesmo lugar, porém o espaço foi ampliado e sua infraestrutura melhorada. Em 2013, até o momento, o Centro de Reabilitação não recebeu nenhum animal. Isso porque é no mês de julho que as aves começam a ser encontradas nas praias capixabas. O Centro de Reabilitação é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Iema, e do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).

O local não será aberto para visitação pública, para que o tratamento e os cuidados com os animais possam ser prioridade. A reabilitação dos pinguins é realizada no Estado desde 2010 pelo Ipram e pelo Iema e mais de 500 aves já foram reabilitadas.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) por meio do Projeto de Monitoramento de Praia. Esse projeto estabelece que as condicionantes ambientais de empresas de exploração de petróleo sejam direcionadas para a reabilitação de animais encontrados no litoral do Espírito Santo e Norte do Rio de Janeiro.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo