EnglishEspañolPortuguês

A estratégia silenciosa para reduzir as touradas no País Basco

1 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Renata Takahashi (da Redação)

Um grupo político da esquerda no País Basco mantém, entre seus objetivos onde governa, a eliminação progressiva das touradas e festas tradicionais em que touros são maltratados. O fim ainda é acabar de vez com as touradas. O que mudou foi a estratégia política, segunda análise do jornal espanhol El País.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Donastia foi a primeira cidade no País Basco em que touradas e espetáculos semelhantes foram proibidos, sem que houvesse grande alarde, porque aconteceu aos poucos. Antes da proibição, optou-se por utilizar a Plaza de Illunbe (arena de tourada) para outras atividades, e desta

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

forma impedir a realização das touradas. No município de Laudio, outro exemplo desta política de desgaste. Este ano sua feira tradicional terá atrações com touros reduzidas, mas ainda não proibidas.

A estratégia silenciosa tem antecedentes na Catalunha. Ao invés de travar uma batalha política desgastante, o grupo traça aos poucos o caminho que levará ao fim de espetáculos onde animais são maltratados. Foi assim que, na Catalunha, as Plazas de Lloret de Mar, Sant Feliu, Olot, Girona… foram se esvaziando.

Com a experiência catalã de fundo, Bildu – uma coalizão eleitoral espanhola alinhada à ideologia independentista basca pertencente ao chamado polo soberanista de esquerda – que conta com a cumplicidade de partidos que se abstêm, segue o caminho de não proibir de vez espetáculos com touros, mas incitar que vão morrendo a cada dia, por ineficácia.

Vale lembrar que a proibição de espetáculos com animais foi decretada recentemente no município de Sopuerta. Assim, a dinâmica anti touradas no País Basco vai tomando corpo de forma tímida mediante a redução destes eventos nas localidades.

Você viu?

Ir para o topo