EnglishEspañolPortuguês

Expressão chinesa sobre relação de vaca com seu bezerro é usada para descrever amor parental

13 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
“Uma velha vaca lambe seu bezerro” (Flora Chung/The Epoch Times)
“Uma velha vaca lambe seu bezerro” (Imagem: Flora Chung/The Epoch Times)

O dizer chinês “Uma velha vaca lambe seu bezerro” é usado para descrever o profundo amor que os pais sentem pelos filhos, embora às vezes possa ser indulgente.

Ele é baseado numa história sobre Yang Biao, registrada no “Livro da Dinastia Han Tardia”, um texto da história oficial chinesa que cobre o período do ano 6 a 189 d.C.

Yang Xiu foi o secretário do poderoso general Cao Cao e se destacava por seu talento, inteligência e sagacidade. Muitas vezes, ele podia antecipar o que Cao Cao pensava ou desejava. Mas como Cao Cao era uma pessoa extremamente desconfiada, ele interpretou o talento e a capacidade de Yang Xiu como uma ameaça a seu futuro. Então, ele encontrou uma desculpa e eliminou Yang Xiu.

Sabendo que Yang Xiu fora executado sob as ordens de Cao Cao, Yang Biao, o pai de Yang Xiu, ficou muito triste, mas não se atreveu a queixar-se com Cao Cao ou criticá-los a outros e apenas chorou e lamentou silenciosamente em seu lar.

Um dia, Cao Cao encontrou Yang Biao e perguntou: “O que aconteceu? Você está tão pálido e magro!”

Yang Biao respondeu: “Sinto vergonha de mim mesmo. Recordo-me que o ministro Jin poderia matar seus dois filhos por mau comportamento para que eles não criassem problemas no futuro. No entanto, eu não sou tão capaz como o ministro Jin e ainda estou muito afeiçoado ao profundo sentimento que nutri por meu filho, como uma velha vaca que lambe seu bezerro. É por isso que estou tão pálido e magro.”

Essas palavras de Yang Biao fizeram Cao Cao se sentir muito culpado. Mais tarde, a expressão “Uma velha vaca lambe seu bezerro” se popularizou e passou a descrever o profundo amor parental.

Fonte: Epoch Times

Nota da Redação: A sabedoria milenar chinesa mostra nesta expressão a relação da vaca com seu filho como um modelo de amor. O significado deste dizer deve servir para fazer-nos lembrar que os animais não-humanos possuem relações sociais e empatia entre eles, o que torna uma crueldade sua exploração para produção de alimentos ou outros fins. No caso das vacas, é lamentável como são exploradas pela indústria da carne e dos laticínios. São tidas como máquinas de produção de filhotes e leite, e tem sua relação maternal natural interceptada pelas mãos humanas. Quem boicota produtos de origem animal, não participa desta crueldade.

Você viu?

Ir para o topo