EnglishEspañolPortuguês

Slash e David Attenborough se juntam a Brian May contra a matança de texugos no Reino Unido

10 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

A campanha “Artful Badger and Friends” (Texugo Astuto e Amigos) contra a matança de texugos durante o verão começou com o lançamento da música “Badger Swagger”.

Os músicos Slash, Shara Nelson e David Attenborough se juntaram a Brian May numa nova música dedicada aos texugos. “Badger Swagger”, lançada dia 4 de junho, é parte de uma campanha inglesa contra o abate de texugos este verão. As informações são do The Guardian.

O grupo se autonomeou “Artful Badger and Friends”. Sua música de estreia foi criada pelo produtor musical Rob Cass, que já trabalhou com artistas como Estelle, Robbie Williams e Baaba Maal. “Eu acho toda a natureza linda”, disse ele num comunicado para a imprensa. “Esta música é minha humilde contribuição para acabar com esse desnecessário abate de texugos”.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cass começou a planejar este projeto ao se juntar a uma manifestação contra matança no começo do ano. “Nós decidimos que a melhor maneira de ajudarmos seria fazer o que fazemos de melhor: música”, ele disse. Além dos artistas citados acima, “Badger Swagger” inclui ainda contribuições do rapper Sonny Green e Sam and the Womp, cuja música de estreia liderou as paradas ano passado. “[Meu solo] parece um motim de texugos”, disse Slash em sua conta no Twitter. “Ou um monte de texugos hooligan num bar”.

Brian May já estava engajado na causa. O guitarrista do Queen lançou outra música sobre texugos no mês passado, inspirado pelo tema de Flash Gordon de sua banda, e um Rap de Texugos com Brian Blessed e Weebl. O músico de 65 anos também faz aparições frequentes a protestos contra a matança, incluindo o comício “Salve os Texugos”, que aconteceu em Londres no último final de semana. “[Esta] é uma luta contra a atitude antiquada, sanguinária e ignorante de que ser humano, o dinheiro e o poder político são tudo o que importa”, disse ele num discurso recente. “É uma luta a favor dos direitos de outras criaturas desse planeta – pelo direito deles de viver nestas ilhas”.

Brian May e seus companheiros pró-texugos fazem campanha contra o plano do governo de matar até 100 mil animais, começando com os projetos pilotos em Somerset e Gloucestershire. O objetivo desta política é reduzir a incidência de tuberculose bovina no Reino Unido. Mesmo que a maioria da oposição seja baseada apenas em direitos dos animais, críticos argumentam que abates são uma maneira ineficaz de controlar a doença. A vacinação de texugos, já comum no País de Gales, é considerada como uma solução mais compassiva, bem sucedida e econômica para resolver o problema.

Você viu?

Ir para o topo