EnglishEspañolPortuguês

Morte de elefanta intensifica campanha pelo fim de circos com animais

21 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Monika Schorr (da Redação)

Foto: agência de notícias uudised.err.ee
Foto: agência de notícias uudised.err.ee

A Sociedade Estoniana de Proteção Animal (Estonian Society for the Protection of Animals – ESPA) e o Movimento ‘In the Name of the Animals’ (Em Nome dos Animais), principal organização de direitos animais da Estônia, deram início a uma petição pelo banimento de animais em circos em todo o país.

“Uma vez que os circos não têm as mínimas condições de assegurar uma vida digna e, menos ainda, a sobrevivência dos animais, acreditamos que já está na hora de se proibir o uso de animais em circos na Estônia, a exemplo de outros países”, disse Kristina Mering, da organização In the Name of the Animals, em um comunicado à imprensa.

Recentemente, a Colômbia proibiu a exploração de animais em circos e em quaisquer tipos de espetáculos em todo território nacional.

“Pretendemos apresentar ao Parlamento novo projeto de lei sobre proteção animal que proibirá a exploração de animais em circos”, disse Annika Lepp, diretora de comunicação da Estonian Society for the Protection of Animals. “Um projeto de lei com conteúdo similar, que já havia sido apresentado em conjunto com o Partido Verde, não foi aprovado. Esperamos que a sociedade e o Parlamento da Estônia estejam, finalmente, prontos para banir a exploração de animais em circos”.

Uma elefanta de um circo itinerante estoniano morreu no rio Narva no dia 7 de junho, levantando fortes suspeitas sobre o fato de sua morte precoce ter sido consequência de maus-tratos.

Foto: ERR
Foto: ERR

Os “treinadores” do circo haviam levado a elefanta indiana, de 47 anos de idade, para banhar-se no rio Narva, o que levou os moradores da região a exigir que ela fosse retirada das margens públicas do rio. Diante da recusa dos funcionários do circo, a polícia foi acionada. Em seguida, a elefanta mostrou-se letárgica e caiu de lado, vindo a morrer no rio. Um veterinário diagnosticou insuficiência cardíaca, como sendo a causa do óbito, divulgou a ETV, emissora de TV pública da Estônia.

Antes desta ocorrência, ativistas pelos direitos dos animais já haviam realizado manifestação, quando o circo estava em turnê pela capital da Estônia, Tallinn, denunciando que a elefanta havia sido vítima de espancamento.

Você viu?

Ir para o topo